Graduação em Ciências Sociais

O curso de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná tem por objetivo fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem ao bacharel em Ciências Sociais elaborar interpretações críticas sobre a realidade social e possíveis modos de ação e intervenção.

Oferece duas opções de graduação: o Bacharelado, que forma o profissional para atuar como pesquisador, consultor e gestor, e a modalidade Licenciatura, que credencia o profissional para a atuação docente. Qualquer que seja a opção, o aluno recebe formação básica nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia, devendo também apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sob a forma de monografia. As atividades necessárias para a formação do estudante estão consubstanciadas no Currículo do Curso de Ciências Sociais, regulamentado pela Resolução 60/02 do CEPE.

Um dos eixos nucleares do Curso de Ciências Sociais, a Antropologia estuda a dinâmica das relações sociais em diferentes sociedades, com o objetivo de aprofundar a compreensão empírica e teórica da vida social. Para isso, privilegia a pesquisa de campo intensiva, desenvolvida com base em um método próprio – a etnografia. Além da valorização dos processos sociais concretos, a Antropologia também se distingue pela perspectiva comparativa que fundamenta suas análises, isto é, por reconhecer a importância das diferenças que caracterizam as experiências humanas em contextos particulares para a elaboração de uma teoria mais geral das relações sociais. Assim, embora mais conhecida pelo estudo de povos indígenas e de sociedades de pequena escala – seus contextos mais tradicionais de pesquisa – a Antropologia dedica o mesmo interesse aos fenômenos característicos da contemporaneidade e a nossa própria sociedade.

Para saber mais acesse a página do Coordenação do curso de Ciências Sociais