O Programa de Iniciação à Docência (PID/monitoria) é uma atividade formativa de ensino voltada para o desenvolvimento de competências pedagógicas para o magistério e tem por objetivo oportunizar ao estudante atividades introdutórias à prática docente. Funciona com base em planos elaborados pelos professores, os quais são analisados de acordo com a Resolução 91/99-CEPE e critérios complementares estabelecidos pelo Comitê Geral de Monitoria. O monitor, sob a orientação e responsabilidade de um professor da área, auxilia a comunicação entre alunos e docentes, contribui em tarefas didáticas e avalia, do ponto de vista discente, o andamento da disciplina.

Os programas de monitoria são atividades eminentemente voluntárias, com foco no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. A Resolução 91/99-CEPE, que regimenta o programa, não garante remuneração ao aluno. O pagamento de bolsas, se houver, depende da disponibilidade financeira da instituição.

Conforme Resolução 43/03 – CEPE os critérios de seleção de monitores para o Programa Monitoria são os seguintes:
a) Nota de aprovação na disciplina ou em disciplina da área com peso de 40%;
b) Nota em avaliação feita pelo professor da disciplina com peso de 45%;
c) Nota em entrevista com peso de 15%.

Solicita-se, assim, que por ocasião da inscrição os candidatos e candidatas apresentem histórico acadêmico atualizado.

 

Programa de Iniciação à Docência 2020/1º semestre

 

 

Documentos de referência

Clique nos links abaixo para mais informações:

Edital 01/2019 – PIM

RESOLUÇÃO 91-99 CEPE

RESOLUÇÃO 43-03 CEPE

http://www.prograd.ufpr.br/portal/coafe/uaf/monitoria/ 

 

Editais anteriores

Consulte aqui os editais de seleções passadas.