Notícias

Lançamento do livro “O meu coração de polaco voltou / Powróciło moje polskie serce”

Meu coração de polaco voltou
coração que meu avô
trouxe de longe pra mim
um coração esmagado
um coração pisoteado
um coração de poeta

No dia 12.12 às 12:00 horas, na Universidade da Silésia, cidade de Katowice, Polônia, terá lugar o lançamento do livro Powróciło moje polskie serce/O meu coração de polaco voltou. Organizado por Piotr Kilanowski (Letras Polonês – UFPR), o livro é uma coletânea de 53 poemas do poeta curitibano Paulo Leminski. As traduções foram feitas pelo próprio organizador, que contou com a colaboração de Konrad Szcześniak (Universidade da Silésia) em algumas delas. O livro traz prefácio de Marcelo Paiva de Souza (Letras-Polonês UFPR) e posfácio de Piotr Kilanowski. Conta ainda com um texto de Henryk Siewierski (professor titular da Universidade de Brasília e coordenador da Cátedra dos Estudos Poloneses Cyprian Kamil Norwid) a respeito de seu encontro com Leminski. O projeto, que pela primeira vez faz Leminski falar a língua dos seus antepassados, é fruto da colaboração entre a Universidade da Silésia e a Universidade Federal do Paraná.

“Se Paulo Leminski estivesse vivo completaria  em 2014 setenta anos e, de acordo com  o que disse no poema, “acabaria esta adolescência”. Conhecendo Leminski, não se sabe se realmente cumpriria o prometido, mas pelo menos numa idade tão madura começou falar em alto e bom tom em polonês. E seguindo a tradição polonesa, o coração do poeta, que foi trazido de longe pelo avô, voltou para o seu país natal” (do posfácio de Piotr Kilanowski)