José Roberto Braga Portella


José Roberto Braga Portella concluiu o Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná em 2006. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná. Atua na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea e História da Ciência.

 

Currículo Lattes

Projetos em Andamento:

2001 – Atual: Descrições, memórias, notícias e relações: administração e ciência na construção de um padrão textual iluminista

Descrição: Neste projeto de pesquisa, busco demonstrar as possibilidades de percepção de uma construção textual a partir da análise do discurso que informa os textos produzidos por administradores coloniais, funcionários, militares e intelectuais portugueses, ao longo da segunda metade do século XVIII. Esses textos são entendidos como literatura de viagens, isto é, o conjunto de textos documentais ou literários que à viagem (por mar, terra, ou percursos imaginários) vai buscar uma identificação especial. E não só à viagem enquanto deslocamento, percurso mais ou menos longo, mas também ao que, por ocasião da viagem, parece digno de ser registrado: a descrição da terra, dos usos e costumes dos seus habitantes, das situações históricas e antropológicas que, por contraste (outra forma de deslocamento) com as origens dos viajantes, forma um texto homogêneo e participa da mesma intencionalidade.