Martha Daisson Hameister

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Foi assistente em administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas e professora substituta na Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é professora adjunta nível I no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná. Tem participação em projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História Social e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas:Teoria e Metodologia da História, História Social, História Econômica, História do Brasil, História da América, História Moderna, História da Família.

Currículo Lattes

Projetos em Andamento:

2009 – Atual: Lá e Cá: gente, família e suas estratégias sociais e familiares na ocupação das fronteiras da América Ibérica

Descrição: O presente projeto de pesquisa visa estudar a participação de famílias oriundas dos territórios ibéricos no povoamento de pretensões territoriais de suas Coroas na América, ou seja, nas Colônias ibero-americanas. Como recorte cronológico propõe-se os séculos XVIII e XIX e como limitação espacial as fronteiras da América meridional, com especial destaque para a Colônia do Sacramento, Continente do Rio Grande de São Pedro, Santa Catarina, Maldonado (Uruguay) e Ilhas Malvinas e Patagônia (Argentina) por ter-se percebido estes como pólos receptores de migrantes em áreas não necessariamente vinculadas ao comércio ultramarino. Busca-se aqui investigar os comportamentos de famílias livres migradas, suas estratégias sociais e familiares em busca de sobrevivência, a possibilidade de mobilidade social em terras americanas entre outros fenômenos passíveis de ocorrer em um processo migratório como esse.

2004 – Atual: Economia política das redes comerciais entre o Rio de Janeiro e a Nova Colônia do Sacramento, 1690 -1750.

Descrição: Pesquisa geral: “Nas Franjas dos Impérios: dinâmicas de expansão e ocupação territorial na região platina, 1580-1808”. Convênio com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Projeto financiado pelo Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Local de Realização: Lisboa e Rio de Janeiro. 
Integrantes: João Luís Ribeiro Fragoso – Coordenador / Tiago Luís Gil – Integrante / Daniele da Silva Cabral – Integrante / Martha Daisson Hameister – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação e Cultura; Ministério das Relações Exteriores de Portugal; Universidade Nova de Lisboa.

2004 – Atual: Nas Franjas dos Impérios: dinâmicas de expansão e ocupação territorial na região platina, 1580-1808

Descrição: Pesquisa geral: “Nas Franjas dos Impérios: dinâmicas de expansão e ocupação territorial na região platina, 1580-1808”. Convênio com o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Projeto financiado pelo Gabinete de Relações Internacionais da Ciência e do Ensino Superior do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. Local de Realização: Lisboa e Rio de Janeiro. ATIVIDADE ESPECÍFICA DESENVOLVIDA: em conjunto com os pesquisadores Fabrício Pereira Prado e Tiago Luís Gil, desenvolve-se base de dados em software específico para a aglutinação, análise quantitativa e qualitativa e cruzamento nominativo de agentes sociais da fronteira meridional do Império Português na América e da Península que agiram na região.
Financiador(es): Ministério das Relações Exteriores de Portugal; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Universidade Federal Fluminense; Universidade Nova de Lisboa.