Parcerias

CEIbero – Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos

O CEIbero – Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos – é integrado por pesquisadores do Brasil e de Portugal, e foi concebido para integrar e desenvolver pesquisas que enfocassem instituições e práticas culturais num mundo supostamente ilustrado, com o intuito de estudar as relações entre instrução e educação para a formação dos quadros administrativos no império português, as relações entre atividades econômicas, formação profissional e projetos educacionais, relações entre iluminismo e cultura escrita, e entre esta e práticas culturais e educativas como mediadoras de sociabilidades.

Com o avanço das pesquisas e intercâmbios realizados por seus integrantes, os objetivos do grupo foram estendidos para abranger os impérios ibéricos, numa temporalidade mais alargada, entre o século XVI e as primeiras décadas do século XIX.

O CEIbero integra o Centro de Pesquisa em História da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

 

GEOPAM – Geopolítica Americana de los Siglos XVI-XIX

A Rede Internacional GEOPAM é um coletivo que visa dar alcance público e internacional a projetos individuais e locais cujos objetos de estudo e prática tenham relação com processos temporais e construções espaciais das Américas durante um longo período moderno (séculos XV-XIX). A Rede GEOPAM se distingue por incentivar o encontro acadêmico entre instituições e pesquisadores, a criação de pesquisas colaborativas, a realização de experiências de lugares, e a assessoria científica na formulação e execução de projetos acadêmicos e culturais.

A Rede foi formada em 2017 graças a um projeto do programa de Cooperação Internacional (REDI170261) da Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo do Chile (ex Conicyt). O objetivo principal desse Projeto era criar uma rede organizada para realização de pesquisa acadêmica de excelência reunindo instituições internacionais com o fim de investigar o primeiro momento do mundo global a partir das transformações geopolíticas durante os séculos XVI e XVII.

Atualmente a rede conta com mais de trinta acadêmicos de mais de dez países que pertencem a destacadas universidades das Américas e da Europa.

 

REFMUR – Red de Estudios de Familia de Murcia

A REFMUR, surgida a partir de associação entre a Universidade de Múrcia e a Fundação Sêneca, tem o objetivo de apresentar reflexões e estudos sobre a família, uma das problemáticas históricas – e atuais – mais complexas. A partir do interesse em compreender a sociedade espanhola em perspectiva histórica, a Rede expandiu suas pesquisas para os distintos tempos e espaços da Monarquia Hispânica e da América Latina, assim como da Europa.

Seus objetivos são o avanço no processo de produção do conhecimento científico, o estudo da organização e da dinâmica sociais e a criação de propostas de políticas públicas a respeito da organização familiar.