Transcrição e análise de documentos

O objetivo principal desta oficina é facultar ao aluno de graduação uma experiência no manuseio e na pesquisa com documentos manuscritos do século XVIII, em especial aqueles relacionados com o Império Português que estão disponíveis no Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses (CEDOPE). Procura-se percorrer todas as etapas de uma pesquisa, como forma de iniciação ao trabalho historiográfico.

Assim sendo, inicia-se com a instrumentalização do graduando no correto manuseio da documentação, no aprendizado da leitura paleográfica, assim como de metodologias e normas de transcrição de manuscritos. Esse aprendizado é feito de forma prática por meio de exercícios de transcrição dos documentos selecionados. Tem-se trabalhado, até o momento, com Listas Nominativas de Habitantes, mas é possível utilizar outro aporte documental, desde que todos os alunos inscritos utilizem o mesmo tipo de fonte, já que o trabalho é todo realizado em equipe. Transcrita a documentação, passa-se à elaboração de problemas historiográficos a serem investigados com o apoio de metodologias adequadas, gerando, ao final, a redação de resumos e pequenos artigos com os resultados da investigação para submissão em eventos da área.

Em todas as etapas são realizadas leituras condizentes com os objetos trabalhados. A oficina iniciou em 2010 e já contou com a participação de 12 alunos.

Digitalização e descrição da Coleção Barbosa Machado

Desde o segundo semestre de 2010 acontece no CEDOPE uma oficina com os alunos da graduação para trabalhar com a Coleção Barbosa Machado, que reúne documentos relativos a Portugal e suas possessões na América, África e Ásia entre os séculos XV e XVIII. O objetivo é a digitalização e a descrição dos documentos, a fim de divulgá-los e de facilitar o acesso aos interessados. O trabalho de digitalização dos microfilmes resultou, até o momento, em aproximadamente 1100 imagens digitalizadas, o que corresponde a 85 documentos. Destes, 60 já estão descritos em verbetes que trazem informações sobre o conteúdo do documento, como título, data, autor e assuntos. Dessa maneira, pretende-se otimizar o acesso a essa coleção, fornecendo aos pesquisadores que usufruem do acervo do CEDOPE a possibilidade de realizar uma busca mais efetiva nessa documentação, através da descrição, e também permitir um acesso mais ágil aos documentos, através de cópias digitais.