Dissertações

2020

DEGGER, Brenda Yasmin. Donna di volto terribile: a alegoria da América e repertórios imagéticos do Renascimento. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

LIMA, Hellen Cris Leite de. Paraná quilombola: um site para ensinar história. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça. 

OLIVEIRA, Fabiano Arndt Araújo Pykosz de. Os mapas contam histórias: reflexões, análises e perspectivas da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (ProfHistória – Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.  

SCHILIPAKE, Mariana Ferreira. Entre o enunciado e a prática: ocupação e organização do espaço urbano de São Luís (final do século XVII e início do XVIII). Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.  

 

2019

APPELT, Kelly Caroline. Pensamento libertino e ciência no século XVII: Viagem à Lua e Viagem ao Sol de Cyrano de Bergerac. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019.

SCHETTINI, Marcos Vinícius Lacerda. Entre a Prática e a Roda de Choro: uma abordagem sobre os processos de ensino do Choro no Conservatório de MPB de Curitiba. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Paula Peters.

SILVA, Luiz Sergio Ribeiro da. Aprendizagem musical no piano popular: a trajetória profissional de Fernando Montanari. 2019. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Paula Peters.

 

2018

ALMEIDA, João Fernando Bueno Matos de. Processos de aprendizagem do violão no contexto do choro em Curitiba. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Música) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Paula Peters.

ARAÚJO, Maria Bethânia de. História da África e dos africanos no Ensino Fundamental: análise de uma abordagem didática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

CASSOL, Miriã. Desafios e possibilidades do ensino de improvisação na educação básica a partir do repertório de música popular. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Paula Peters.

FARIA, Fernando Augusto. Escravidão no Paraná: síntese historiográfica e produção de material pedagógico. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

MÁXIMO, Camile Tatiane de Oliveira O. O choro na sala de aula: propostas de educação musical a partir do repertório de choro. 2018. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Ana Paula Peters.

OLIVEIRA, Giancarlo Telles. A guerra em sala de aula: simulação do Conselho de Segurança da ONU durante a Guerra do Golfo. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (ProfHistória – Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018. 

 

2017

GESSER, Ana Carolina. Operadores do Judiciário nas questões de liberdade – Comarca de Curitiba, século XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

GOVASKI, Patrícia. Ilustração e Filosofia Natural em Portugal: a Recreação Filosófica (1751-1800) do padre Teodoro de Almeida. Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

 

2016

SZYCHOWSKI, Angela Caroline. Colonos nacionais na Colônia de Assunguy – Paraná 1860-1882. 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

 

2015

CAVALHEIRO, Luís Fernando Costa. “E Cristo é a única voz de todo o mundo”: A defesa da Respublica Christiana nos sermões de auto-de-fé da Inquisição Portuguesa. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. 

PITOL, Ana Claudia Magalhães. O exótico cruzou o Atlântico: o embarque e a presença de ameríndios na Europa (séculos XV, XVI e XVII). Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015. 

 

2014

HICMEH, Yuri Sócrates Saleh. O cristianismo no Japão: do proselitismo jesuíta à construção ideológica da perseguição (1549-1640).  Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014. 

NICOCELI, Vanessa. Hermann Blumenau e a política de imigração e colonização: análise de uma trajetória e sua inserção no contexto do século XIX (1850-1880). 2014. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

SILVA, Noemi Santos da. O batismo na instrução – projetos e práticas de instrução de escravos, libertos e ingênuos. Paraná (1871-1888). 2014. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

 

2013

KAPP, Amanda Cieslak. Fernando Oliveira e o humanismo português no século XVI. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013. 

PINTO, Luciana Cristina. Livros e leitura em Castro no século XIX: a palavra escrita em uma sociedade do interior da Província do Paraná. Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

 

2012

ABDALLA, Frederico Tavares de Mello. O peregrino instruído: um estudo sobre o viajar e o viajante na literatura científica do iluminismo. Orientador: Magnus Roberto de Mello Pereira. Dissertação (Mestrado em História ) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. 

MARCANTE, Maicon Fernando. Aldeados e Africanos Livres: relações de compadrio e formas de inserção no aldeamento indígena São Pedro de Alcântara (Paraná, 1855-1895). Orientadora: Martha Daisson Hameister. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

MARQUES, Rachel dos Santos. Por cima da carne seca: hierarquia e estratégias sociais no Rio Grande do Sul (c. 1750-1820). Orientadora: Martha Daisson Hameister. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

PONTAROLO, Luizangela Padilha. Francisco das Chagas Lima: a atuação de um padre secular no povoamento dos Campos de Guarapuava (1808-1828). Orientadora: Joseli Maria Nunes Mendonça. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. 

 

2011

KATO, Allan Thomas Tadashi. Retrato Urbano: estudo da distribuição socioespacial dos moradores de Paranaguá, Antonina e Curitiba no início do século XIX. Orientador: Magnus Roberto de Mello Pereira. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

LOPES, Lúcia Chueire. Um novo Direito para uma nova Geografia: Hugo Grotius, Serafim de Freitas e a liberdade dos mares. Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2011.

 

2010  

BONATO, Tiago. O olhar, a descrição: a construção do sertão do nordeste brasileiro nos relatos de viagem do final do período colonial (1783-1822). Orientador: Magnus Roberto de Mello Pereira. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010. 

FIORENTIN, Marta Izabel Schneider. A experiência da imigração de agricultores brasileiros no Paraguai (1970-2010). Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

MACEDO, Marcio de. AO CORRER DA PENA: História e Representação dos Kaingang no Jornal A Voz de Chapecó. 1939-1953. 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná. Orientador: Joseli Maria Nunes Mendonça.

POLETTO, Lizandro. Pastoreio de almas em Terras Brazilis: a igreja católica no “Paraná” até a criação da diocese de Curitiba (Séc. XVII-XIX). Orientadora: Maria Luiza Andreazza. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

SCARPIM, Fábio Augusto. Bens simbólicos em laços de pertencimento: família, religiosidade e identidade étnica nas práticas de transmissão de nomes de batismo em um grupo de imigrantes italianos (Campo Largo – PR, 1878-1937). Orientador: Sérgio Odilon Nadalin. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

 

2009

LACHESKI, Edilane. Guarapuava no Paraná: discurso, memória e identidade (1950-2000). Orientador: José Roberto Braga Portella. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

SABEH, Luiz Antonio. Colonização salvífica: os jesuítas e a Coroa portuguesa na construção do Brasil (1549-1580). Orientadora: Andréa Doré. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

DIAS, Rafael Damaceno. Que invasão é essa? Leituras sobre conflitos socioculturais em Florianópolis (1970-2000). Orientadora: Maria Luiza Andreazza. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

2008

LUBENOW, Deisi das Graças Rizzo. Discurso médico e políticas sanitárias no Paraná nos anos 1950 e a colonizaçăo dos sertões paranaenses. Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

SANTOS, Fabricio Forcato dos. Conflitos setecentistas: sociedade e clero das Vilas de Curitiba e Paranaguá (1718-1774). Orientadora: Maria Luiza Andreazza. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

2007

GASSEN, Lílian Hollanda. Mudanças culturais no meio artístico de Curitiba entre as décadas de 1960-1990. Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

PEGORARO, Jonas Wilson. Ouvidores régios e centralização jurídico-administrativa na América portuguesa: a comarca de Paranaguá (1723-1812). Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

SOUZA, Flávia Cristina Antunes de. A preservação do patrimônio arqueológico em Joinville/SC: desamontoando conchas e evidenciando memórias. Orientador: Antonio Cesar de Almeida Santos. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

 

 

2006

Omar Nasser Filho
Orientadora: Maria Luiza Andreazza
Título: O crescente e a estrela na terra dos Pinheirais. Os árabes muçulmanos em Curitiba (1945-1984)
Link: Baixar

Rafael Ribas Galvão
Orientador: Sérgio Odilon Nadalin
Título: Relações amorosas e ilegitimidade: formas de concubinato na sociedade curitibana (segunda metade do século XVIII)
Link: Baixar

2005

Milton Stanczyk Filho
Orientadora: Maria Luiza Andreazza
Título: A luz do cabedal: acumular e transmitir bens nos sertões de Curitiba (1695-1805)
Link: Baixar

André Luiz Cavazzani
Orientador: Sergio Odilon Nadalin
Título: Um estudo sobre a exposição e os expostos na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba (segunda metade do século XVIII)
Link: Baixar

Renata Sopelsa
Orientadora: Maria Luiza Andreazza
Título: Aquerenciados em um novo rincão: migrantes e o culto às tradições gaúchas na cidade de Ponta Grossa, Paraná (1958-1968)
Link: Baixar

2004

Denise Eurich Colatusso
Orientadora: Maria Luiza Andreazza
Título: Imigrantes alemães na hierarquia de status da sociedade luso-brasileira (Curitiba, 1869-1880)
Link: Baixar