Prof. Dr. José Loureiro Fernandes
Fundador do CEPA/UFPR

O Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas foi criado pela Universidade Federal do Paraná em dezembro de 1956, objetivando não só proporcionar o reconhecimento do passado através da escavação de sítios arqueológicos, mas principalmente, formar pessoal especializado.

Dentro dessa perspectiva, o CEPA  tinha  como  finalidades precípuas manter o funcionamento de uma Cátedra  de  Arqueologia  Pré-Histórica  e, incentivar pesquisas  arqueológicas no Brasil, particularmente no Paraná.

Com a reforma universitária de 1970, o Centro perdeu o seu papel no campo  do  ensino  formal.  Foi reestruturado como  Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas, sendo um órgão auxiliar  do  Setor de Ciências Humanas, Letras e  Artes.

Pioneiro na execução de Projetos de Salvamento Arqueológico, com a implantação de metodologia apropriada, desde a década de 60, realiza projetos de pesquisas voltados a áreas impactadas por obras de engenharia civil.

No campo da pesquisa, já realizou trabalhos em todo o Paraná, notadamente nos vales dos rios Iguaçu, Piquiri, Ivaí, Paraná, Tibagi, Itararé, Paranapanema e Ribeira. Em outros Estados, destacam-se pesquisas desenvolvidas no Amapá, Pará, Minas Gerais, Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em maio de 2012, o CEPA passa a fazer parte do Departamento de Antropologia – DEAN da UFPR, no Setor de Humanas.