Fabio Parenti

Em construção.

Laercio Loiola Brochier

2016 – Atual

Arqueologia, história do clima e conhecimentos etnoclimáticos em áreas costeiras do Brasil e América do Sul

Descrição: A pesquisa em questão visa propiciar conhecimentos relacionados à diversidade das interações existentes entre sociedades humanas e o clima, inserindo o tema de mudanças climáticas como eixo norteador. O propósito central é analisar o uso e a interpretação de dados climáticos na Arqueologia Brasileira e Sulamericana, tendo por base empírica estudos paleoambientais, geoarqueológicos e etnoclimatólógicos realizados em três compartimentos ambientais da costa brasileira. A delimitação geográfica se volta para zonas costeiras no Paraná, Santa Catarina e Ceará, e que congregam informações arqueológicas e etnográficas e que permitam diálogos sobre as modificações no clima e na paisagem e suas relações com as coletividades humanas pretéritas e atuais. Sugere-se que os ?cenários? paleoclimáticos e de ocupação até o momento desenvolvidos para a costa brasileira compõem modelos ainda pouco compatíveis com a dinâmica e a complexidade das interações ambientais e humanas nessas áreas. São pretendidos dois direcionamentos de estudos, um com base no conhecimento das ciências naturais e que incorpora análises de indicadores paleoambientais e geoarqueológicos nas interfaces de zonas costeiras e serranas; e outro, da incorporação de saberes etnoclimáticos e etnoecológicos relacionados a grupos tradicionais e indígenas ocupantes da costa atlântica e pacífico andina. A proposta aborda ainda, a identificação e registro dos contextos arqueológicos sujeitos aos possíveis impactos decorrentes de mudanças climáticas nas zonas costeiras e serranas do sul-sudeste do Brasil, possibilitando análises sobre a vulnerabilidade do patrimônio arqueológico, histórico e cultural. O recorte investigativo relaciona três macrocompartimentos ambientais com grande incidência de sítios arqueológicos, a saber: os complexos estuarino-lagunares das baias de Paranaguá e Guaratuba, no litoral do Paraná; o sistema de ilhas e costões rochosos entremeados por planícies flúvio-marinhas do Litoral Central de Santa Catarina e; os ambientes de dinâmica predominantemente eólica, vinculada a costa Cearense. Nessas áreas também serão realizados levantamentos que articulam informações etnográficas e estudos etnoclimáticos, destacando-se os saberes tradicionais das comunidades caiçaras no Paraná e São Paulo, de grupos pescadores-horticultores de raiz açoriana em Santa Catarina, e dos pescadores jangadeiros no Ceará. Como abordagem analítica e comparativa, serão investigados dados sobre a arqueologia, estudos paleoclimáticos e etnoclimatológicos na costa central pacífico-andina, de modo a envolver a extensa produção bibliográfica gerada até o momento no contexto da América do Sul..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Laercio Loiola Brochier – Coordenador.

 

2014 – Atual

Abordagens arqueológicas multiescalares e perspectivismo do tempo

Descrição: O presente projeto volta-se as possibilidades de inserção de conceitos e abordagens metodológicas multiescalares em Arqueologia envolvendo relações entre variáveis interpretativas, resoluções informativas sobre a cultura material e dimensões (ou escalas) de tempo. Neste sentido traz como referencial teórico, a abordagem denominada ?perspectivismo do tempo? (Bailey 1981, 1983, 1987), praticamente ainda não discutida no âmbito da arqueologia brasileira. Este referencial teórico direciona-se ao estudo de eventos e processos históricos/pré- históricos observados a partir de diferentes estruturas temporais e sob o caráter palimpsestual das materialidades remanescentes, sejam estas associadas aos objetos e contextos arqueológicos, ou ainda, aquelas presentes nas dinâmicas das paisagens e espaços sociais onde tais objetos e informações estão localizados.Pretende-se com esta perspectiva focalizar um marco teórico mais adequado ao estudo das características estruturais do registro arqueológico, quando observado a partir de diferentes abordagens informacionais e escalares envolvidas na relação sito, meio e domínio investigativo..

Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Laercio Loiola Brochier – Coordenador / Manoel Ramos Junior – Integrante / Jean Lovato – Integrante / Pedro Paulo da Silva – Integrante.

 

Otis Crandell

Em construção.