As normas e procedimentos administrativos de: Exames de Adiantamento e Aproveitamento de Conhecimento, Dispensa e Equivalência de Disciplinas – foram aprovadas pela Resolução 92/13 – CEPE e regulamentadas pela Instrução Normativa 01/14 – PROGRAD.

É muito importante saber a diferença de cada um dos quatro procedimentos. Abaixo links com explicações detalhadas:

Aproveitamento de Conhecimento – O aluno poderá solicitar Exame de Aproveitamento de Conhecimento quando tiver sido reprovado em uma (ou mais) disciplina apenas por nota, mas possuir 75% ou mais de frequência

Exame de Adiantamento de Conhecimento – O aluno poderá solicitar Exame de Adiantamento de Conhecimento quando comprovar domínio de conhecimento de conteúdo em determinada disciplina

Equivalência de Disciplinas – O aluno poderá solicitar análise para Equivalência (sem a necessidade de passar por exame) quando cursou disciplinas semelhantes em outro registro GRR, currículo, curso ou instituição desde que obedeça os prazos e condições estabelecidos na normativa institucional.

Dispensa de Disciplinas – lançamento automático, no histórico do aluno, do novo código da disciplina resultante da adaptação curricular, da reformulação e do ajuste curricular. Casos em que houve a mudança de código e nome de disciplinas. A Dispensa de Disciplinas será feita sempre com base na adaptação curricular constante em ato regulatório institucional.