ATIVIDADE FORMATIVA COMPLEMENTAR – BACHARELADO 

PARA APRESENTAR AS ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES (AFCs), O ALUNO DEVE JUNTAR TODOS OS DOCUMENTO E CERTIFICADOS COMPROBATÓRIOS E APRESENTAR À COORDENAÇÃO DO CURSO UMA ÚNICA VEZ, SOMENTE DEPOIS QUE OBTEVE TODA A CARGA HORÁRIA EXIGIDA (180 horas).

DURANTE SUA VIDA ACADÊMICA, O ALUNO PODE APRESENTAR AS ATIVIDADES FORMATIVAS COMPLEMENTARES A QUALQUER TEMPO, DESDE QUE:

  1. TENHAM SIDO TODAS REALIZADAS APÓS O INGRESSO DO ALUNO NO CURSO;
  2. SEJAM APRESENTADAS ATÉ SEU ÚLTIMO SEMESTRE DE CONCLUSÃO DO CURSO;
  3. TENHAM RELAÇÃO COM O CURSO OU COM A ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS.

O PERÍODO PARA PROTOCOLAR AS AFCs NA COORDENAÇÃO DO CURSO É DE UM MÊS E GERALMENTE INICIA-SE UMA SEMANA APÓS FINALIZADO O TEMPO DE CANCELAMENTO DE DISCIPLINAS. DE QUALQUER FORMA, A COORDENAÇÃO DIVULGARÁ ESTE PRAZO TODOS OS SEMESTRES.

LEIA AO FINAL DESTA PÁGINA O PASSO A PASSO PARA O LANÇAMENTO DAS AFCs NOS HISTÓRICOS DOS ALUNOS

 

Para a integralização curricular do Curso de Ciências Sociais na Habilitação em BACHARELADO, o Projeto Pedagógico do curso prevê que o aluno cumpra um conjunto de atividades de natureza “acadêmico-científicocultural”, assim definidas pelo Parecer CNE/CP 28/2001 e Resolução CNE/CP 2/2002, bem como pela Resolução CEPE 70/04, denominadas Atividades Formativas Complementares (AFC).

Do conjunto de Atividades Formativas Complementares realizadas pelo aluno ao longo do curso, e comprovadas através de documentos a serem especificados pelo Colegiado de Curso, serão computados, para fins de integralização, o máximo de 180 horas.

De acordo com a Resolução CEPE 70/04, as atividades formativas visam:

1. Complementar o eixo fundamental do currículo, objetivando sua flexibilização;

2. Enriquecer a formação acadêmico-profissional do aluno; contemplar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, assegurando seu caráter interdisciplinar. Segundo o documento podem ser constituídas, “dentre outras aprovadas pelos Colegiados de Cursos”, as seguintes atividades:

I – disciplinas eletivas;

II – estágios não obrigatórios;

III – atividades de monitoria;

IV – atividades de pesquisa;

V – atividades de extensão;

VI – atividades em educação a distância (EAD);

VII – atividades de representação acadêmica;

VIII – atividades culturais;

IX – participação em seminários, jornadas, congressos, eventos, simpósios, cursos e atividades afins;

X – participação no Programa Especial de Treinamento (PET);

XI – participação em projetos ligados à licenciatura;

XII – participação em Oficinas Didáticas;

XIII – participação em programas de voluntariado;

XIV- participação em programas e projetos institucionais; e

XV – participação em Empresa Júnior reconhecida formalmente como tal pela

UFPR.

Ainda segundo a Resolução, caberá a uma Comissão Permanente de Acompanhamento de Atividades Formativas – cujos membros deverão ser indicados pelo Colegiado de Curso com mandato de dois anos – a validação destas atividades, cujo registro no Histórico Escolar do aluno ficará a cargo da Secretaria do Curso. Por fim, o documento estabelece que as AFC´s deverão estar em consonância com as diretrizes curriculares de cada curso, em função da especificidade das áreas.

Considerando a especificidade do curso de Ciências Sociais, bem como das linhas de formação que o integram, o Colegiado de Curso entende que as AFC´s possam ser definidas a partir de ao menos cinco eixos, a saber:

a) Pesquisa (Iniciação Científica, mediante bolsa ou de forma voluntária; participação no PET; apresentação de trabalhos em eventos; publicações, presença em bancas de monografia de graduação e dissertações e teses);

b) Extensão (participação em eventos de extensão; organização de eventos; participação em projetos de extensão; participação e/ou organização de cursos de extensão);

c) Estágio (monitoria, estágio não obrigatório, estágio voluntário, recebimento de bolsa permanência, bolsa do Programa Licenciar; atividade docente regular ou em cursos pontuais);

d) Atividades culturais (produção audiovisual, produção artístico-cultural, oferta e/ou matrícula em cursos com emissão de certificado) e

e) Produção de Material Didático (exceto os produzidos nas disciplinas de “Seminários Integrados”; concebidos a partir da participação no projeto Licenciar).

 

Visando garantir uma gama diversificada de atuação, serão válidas, para fins de integralização curricular, atividades que estejam contempladas em ao menos 2 (dois) dos cinco eixos acima.

 

Seguem abaixo as diversas modalidades de Atividades Formativas Complementares, bem como sua carga horária respectiva. Caso o aluno realize atividades que não constem da relação abaixo, deverá solicitar ao Colegiado um parecer para validação.

Eixos Descrição da Atividades  Comprovação necessária Limite validável
Pesquisa (  ) Iniciação científica – bolsista ou voluntário Apresentação de documento comprobatório 120h
(  ) Participação no PET Declaração do professor responsável pelo programa 120h
(  ) Apresentação de trabalhos em eventos – apresentação de folder equivale a 10 horas Apresentação de documento comprobatório 60h
(  ) Apresentação de trabalhos em eventos – apresentação oral equivale a 20 horas Apresentação de documento comprobatório 80h
(  ) AUTORIA individual de publicações (impressas ou on-line, cujo veículo possua ISSN/ISBN) – 30 horas para cada publicação apresentada Cópia da Publicação 120h
(  ) CO-AUTORIA de publicações (impressas ou on-line, cujo veículo possua ISSN/ISBN) – 20 horas para cada publicação apresentada Cópia da Publicação 120h
(  ) Presença em bancas de monografia de graduação, dissertações e teses Certificado, a ser emitido pelas coordenações (Graduação e programas de pós‐graduação) 1h (por evento)
Extensão (  ) PARTICIPAÇÃO em eventos de extensão Apresentação de documento comprobatório 80h
(  ) MONITORIA em eventos de extensão Apresentação de documento comprobatório 96h
(  ) Participação em projetos de extensão Apresentação de documento comprobatório 80h
(  ) Representação Estudantil Apresentação de documento comprobatório 60h
(  ) Assessoria a movimentos sociais Apresentação de documento comprobatório 60h
Estágio (  ) Monitoria Declaração do professor responsável pela Disciplina 120h
(  ) Estágio não obrigatório Apresentação de documento comprobatório 80h
(  ) Recebimento de bolsa permanência Apresentação de documento comprobatório 60h
(  ) Recebimento de bolsa do Programa Licenciar Apresentação de documento comprobatório 60h
(  ) Atividade docente regular ou em cursos pontuais Apresentação de documento comprobatório 80h
Atividades Culturais (  ) Produção audiovisual – parâmetro para aferição da carga horária é o tempo de duração da produção audiovisual. Cópia do material audiovisual e/ou exibição pública nas dependências da UFPR 60h
(  ) Produção artística cultural (TEATRO E OUTRAS EXIBIÇÕES) – parâmetro para aferição da carga horária é o tempo de duração da produção artística. Exibição pública nas dependências da UFPR 60h
(  ) Oferta e/ou matrícula em cursos com emissão de certificado Apresentação de documento comprobatório 30h
Produção de Material Didático (  ) Elaboração e publicação de material didático, exceto os produzidos nas disciplinas de “Seminários Integrados”, e/ou concebidos via participação no Programa Licenciar – professor ou responsável pela elaboração do material declara através de documento próprio a quantidade de horas gastas na atividade. Cópia da Publicação / DECLARAÇÃO DO TEMPO INVESTIDO NA PRODUÇÃO DO MATERIAL 120h
Disciplinas cursadas (  ) Disciplina Eletiva cursada na UFPR Aprovação em Histórico escolar 120h
(  ) Disciplinas Não Optativa cursada em Mobilidade Acadêmica Aprovação em Histórico escolar 120h
Outras Atividades Complementares (  ) Aulas de Campo (desde que esta atuação em campo não faça parte da carga horária estabelecida para a disciplina) Declaração do Professor ministrante da disciplina 30h
(  ) Trabalho Social Declaração da entidade promotora do trabalho social 30h
(  ) Participação em Grupo de Estudo Declaração/Certificado de participação constando a carga horária realizada 80h

 

 

 

PASSO A PASSO PARA O LANÇAMENTO DAS AFCs NOS HISTÓRICOS DOS ALUNOS

PARA OBTER O FORMULÁRIO PARA PREENCHIMENTO DOS DADOS REFERENTES ÀS AFCs CLIQUE AQUI

  1. O aluno, após julgar ter cumprido a carga horária necessária das Atividades de Formação Complementar (AFC), preenche o formulário e entrega na Secretaria junto com os documentos originais.
  2. A secretária encaminha o formulário e os documentos originais para a Comissão Permanente de Acompanhamento de Atividades Formativas.
  3.  A Comissão avalia o formulário preenchido pelo aluno e compara com os documentos apresentados, defere ou indefere seu pedido de conclusão de AFC.
  4. A Comissão devolve à Secretaria o formulário e documentos, bem como, no próprio formulário preenchido pelo aluno, defere ou indefere seu pedido de integralização de carga horária de AFC e devolve formulário e documentos à Secretaria. A Secretária devolve os documentos ao aluno.
  5. Caso o aluno NÃO tenha completado a carga horária de AFC estabelecida, será comunicado para que retire seus documentos e volte a preenchê-lo quando da conclusão da carga horária exigida.
  6. Caso o aluno tenha completado a carga estabelecida, os créditos serão lançados no histórico do aluno e ele terá esta atividade concluída.

COMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES FORMATIVAS 

Os professores integrantes da Comissão Permanente de Acompanhamento de Atividades Formativas Complementares são:

Profº. Dr. José Luiz Fernandes Cerveira Filho – Sociologia

Profº. Dr. Adriano Nervo Codato – Ciência Política

Profº. Dr. Marcos Silva da Silveira – Antropologia