COMISSÃO ORIENTADORA DE ESTÁGIO (COE)

PROCEDIMENTOS FORMAIS PARA A REALIZAÇÃO DE
ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS

Os alunos do curso de Ciências Sociais que desenvolvem Estágios não obrigatórios e que necessitem da assinatura de um professor orientador integrante da Comissão Orientadora de Estágio –  COE devem adotar os seguintes procedimentos:

1. Preencher todos os campos obrigatórios do Termo de Compromisso do Estágio em quatro vias de igual teor (para obter o modelo do Termo de Compromisso consulte a página: www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios). Obs: Muitas instituições e empresas têm seus próprios modelos de Contrato de Estágio ou Termo de Compromisso. 

2.  Preencher todos os campos obrigatórios do Plano de Estágio em quatro vias de igual teor (para obter o Modelo do Plano de Estágio consulte a página: www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios). OBS: o preenchimento do Plano de Estágio é obrigatório INDEPENDENTEMENTE se a empresa ou instituição possui modelo próprio de Contrato de Estágio ou Termo de Compromisso.

OBS: O Termo de Compromisso e o Plano de Estágio estão em um mesmo documento que será baixado em word, acessando o site acima.

3. Assinar estes documentos e obter as assinaturas do responsável pela Unidade Concedente e/ou do supervisor do estágio na Unidade Concedente.

4. Verificar junto a Unidade Concedente se o Estágio será coberto por um seguro contra acidentes. A exigência desse seguro faz parte do Art. 26 do Capítulo VI da Resolução nº 46/10 – CEPE (para acessar a Resolução nº 46/10 – CEPE e obter informações sobre a regulamentação dos Estágios na UFPR consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/legislacao).

5. Disponibilizar as quatro vias do Termo de Compromisso e as quatro vias do Plano de Estágio devidamente assinados na Secretaria da Coordenação do Curso de Ciências Sociais, preferencialmente antes do início da vigência do contrato ou em até 05 dias após seu início para que sejam assinados pelo professor orientador da COE e pela Coordenação.

6. Logo após, o aluno/estagiário deve levar estes documentos para serem assinados pela Coordenação Geral de Estágios – CGE da UFPR, localizada no Prédio Histórico da Santos Andrade – Praça Santos Andrade, n° 50 – Centro – Curitiba/PR.

OBS 1 – Existe também o TERMO DE ESTÁGIO/PLANO DE ESTÁGIO e TERMO ADITIVO para os alunos que realizam estágio remunerado no âmbito da UFPR,  que obedecerá os mesmos procedimentos acima, entretanto tais documentos possuem algumas diferenças. Para obter o Termo de Compromisso, Plano de Estágio NO ÂMBITO DA UFPR e o Termo Aditivo de Estágios NO ÂMBITO DA UFPR, consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios.

OBS 2 – Os Termos de Compromisso e Planos de Estágio devem conter, no mínimo, quatro vias de cada. Após o aluno obter todas as assinaturas, deve entregar as vias destes dois documentos conforme segue:

  • Uma via do Termo de Compromisso de Estágio e uma via do Plano de Estágio na Coordenação Geral de Estágio – CGE da UFPR;
  • Uma via do Termo de Compromisso de Estágio e uma via do Plano de Estágio na Secretaria do Curso de Ciências Sociais;
  • Uma via do Termo de Compromisso de Estágio e uma via do Plano de Estágio na unidade concedente;
  • Uma via do Termo de Compromisso de Estágio e uma via do Plano de Estágio fica em com o aluno estagiário. 

OBS3 – Algumas empresas e órgãos públicos optam por utilizar os serviços de um Agente de Integração. Neste caso é necessário haver mais uma via do Termo de Compromisso para esta unidade.

Com estes procedimentos o estagiário assume o compromisso formal junto a COE e a Coordenação do Curso de Ciências Sociais de entregar:

a) Relatórios parciais do Estágio a cada 6 (seis) meses em tantas vias quanto forem as vias de Termo de Compromisso e Plano de Estágio. Para obter o Relatório Semestral do Estágio consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios;

b) Relatório final do Estágio em tantas vias quanto forem as vias de Termo de Compromisso e Plano de Estágio. Para obter o Relatório Final do Estágio consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios.

Esses relatórios são obrigatórios e atendem a exigência contida no item 7 da Instrução Normativa nº 01/12 – CEPE. Para acessar a Instrução Normativa nº 01/12 – CEPE consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/legislacao

Todos esses procedimentos são necessários para que a COE possa verificar a documentação dos Estágios e para a obtenção das assinaturas necessárias nos Termos de Compromisso e Plano de Estágio.

Se ao  final da vigência do contrato, o concedente e o estagiário desejarem fazer um Aditivo (o estágio poderá ser prorrogado ao máximo por até 12 meses) devem elaborar o Termo Aditivo de Estágio, o qual deverá ser providenciado no prazo de 7 a 15 dias antes do término do estágio, devendo também ter o mesmo tanto de vias e assinaturas do Termo de Compromisso e Plano de Estágio. Se a unidade concedente não possuir um modelo próprio de termo de ADITIVO de estágio, é possível utilizar o modelo disponibilizado pela CGE. Para obtê-lo, consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios.

Se houver a rescisão do Termo de Estágio, é da responsabilidade do estagiário trazer para a COE o Termo de Rescisão para ser assinada e dar ciência à Coordenação do Curso. Se a unidade concedente não possuir um modelo próprio de termo de RESCISÃO de estágio, é possível utilizar o modelo disponibilizado pela CGE. Para obtê-lo, consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios.

Se ao final do Estágio, o aluno desejar obter um certificado da CGE, ele deverá preencher a AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (consulte a página www.prograd.ufpr.br/portal/cge/formularios para obter o modelo) em tantas vias quanto forem as vias de Termo de Compromisso e Plano de Estágio e seguir os mesmos passos da formalização do TERMO DE ESTÁGIO, para obter todas as assinaturas necessárias à emissão do Certificado.

 

  • Contatos dos Professores da Comissão Orientadora de Estágio (COE):

*  Alexandro Dantas Trindade – atrindade89@hotmail.com

* João Frederico Rickli – jrickli@gmail.com

*  Rafael Cardoso Sampaio – cardososampaio@gmail.com

 

  • Para mais informações sobre estágios visite a página www.estagios.ufpr.br.