Fenômenos associados à Comunicação Política, à produção e consumo de imagens ocupam posição de destaque nas sociedades contemporâneas. Não por acaso o ‘espetáculo’ foi construído, por diferentes pensadores, como ferramenta conceitual importante para a compreensão dos processos políticos e sociais na atualidade. A própria democracia mudou significativamente de configuração com a crescente presença da mídia no campo político. Problematizar cientificamente estes fenômenos e buscar respostas fundadas no rigor conceitual requer aperfeiçoamento e atualização por parte dos agentes sensíveis aos temas em foco.
O Curso de ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO POLÍTICA E IMAGEM tem como objetivo principal capacitar profissionais para a investigação rigorosa dos eventos associados à mídia e à imagem no jogo social e político. A familiarização com conceitos e a atualização dos debates sobre o tema ao longo do curso, deverá calçar o percurso acadêmico e subsidiar a ação profissional de: sociólogos, cientistas políticos, antropólogos, assessores parlamentares, jornalistas, educadores, publicitários, comunicadores e outros agentes interessados no tema.
O Curso é proposto pelo Departamento de Ciência Sociais (Deciso) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O corpo docente do Deciso, altamente qualificado, não tem medido esforços no sentido de ampliar sua atuação. Nos últimos anos foram criados: o Mestrado em Ciência Política, o Mestrado e o Doutorado em Sociologia, a Especialização em Sociologia Política, a Especialização em Relações Internacionais a Revista de Sociologia e Política, o Núcleo de Estudos em Comunicação Política e Opinião Pública, o Núcleo de Estudos em Sociologia Política, o Núcleo de Estudos em Sociologia Política, o Grupo de Estudos Imagem e Sociedade, o Grupo de Estudos de Gênero além de outros grupos de pesquisa e extensão.