Apresentação

Conjuntura Global (ISSN 2317-6563/Qualis B4) é uma publicação quadrimestral cujo objetivo é a divulgação da produção acadêmica de docentes e pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação em Ciência Política, em Relações Internacionais e áreas afins. A Revista é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR.

Os artigos e resenhas inéditos devem ser encaminhados para o email dos Editores Executivos (conjunturaufpr@gmail.com). Atualmente o periódico está indexado nas seguintes bases de dados:

 

***Nova política editorial & normas de submissão*** A partir de 2015 as edições são disponibilizadas na plataforma SER/UFPR. A Edição Atual pode ser consultada em http://revistas.ufpr.br/conjgloblal.

Acompanhe também os lançamentos das edições da Conjuntura Global e as próximas chamadas de artigos para os dossiês temáticos: https://www.facebook.com/conjunturaglobal/

Informações aos autores

A Conjuntura Global recebe artigos e resenhas inéditos, escritos em português, inglês, francês e espanhol. Os artigos e resenhas devem conter, no máximo, 8 mil palavras (incluindo título, resumo, palavras-chave em Português e Inglês, e referências bibliográficas). Eles devem ser redigidos de forma clara e concisa, observando a lógica teórica e metodológica da abordagem utilizada no artigo.

As contribuições à Conjuntura Global devem atender às normas de formatação disponíveis em http://www.humanas.ufpr.br/portal/conjunturaglobal/normas-para-publicacao/.

Os artigos e resenhas serão submetidos à apreciação de membros do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo. Cada contribuição à Conjuntura Global será submetida a dois pareceristas, segundo o sistema blind review. Os pareceres podem: (a) aceitar a contribuição sem alterações; (b) aceitar a contribuição mediante a incorporação das recomendações dos pareceristas; (c) rejeitar a contribuição submetida.

Os trabalhos submetidos deverão ser originais inéditos e não deverão ter sido publicados (integralmente ou em partes) por outro periódico científico. Os trabalhos não devem, também, estar sob avaliação de outros periódicos nacionais ou internacionais. A aprovação da produção implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Revista Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.

Os editores da Conjuntura Global reservam-se o direito de adequar os textos submetidos ao padrão de formatação editorial da revista.

As contribuições devem ser enviadas para o e-mail dos editores executivos: conjunturaufpr@gmail.com.

Os artigos e resenhas assinados são de responsabilidade de seus autores, não expressando a opinião dos editores da Conjuntura Global.

Política Editorial

A Revista Conjuntura Global é uma publicação quadrimestral cujo objetivo é a divulgação da produção acadêmica da área de Relações Internacionais. A Revista é uma iniciativa do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR.

A Conjuntura Global publica artigos e resenhas inéditos da área de Relações Internacionais, produzidos por docentes e pesquisadores vinculados aos programas de pós-graduação em Ciência Política, em Relações Internacionais e áreas afins. A Revista privilegiará a publicação de artigos e resenhas sobre temas contemporâneos da política internacional cuja abordagem seja capaz de apresentar inovações teóricas e metodológicas na análise de fenômenos internacionais contemporâneos.

Os trabalhos submetidos deverão ser originais inéditos e não deverão ter sido publicados (integralmente ou em partes) por outro periódico científico. Os trabalhos não devem, também, estar sob avaliação de outros periódicos nacionais ou internacionais. A aprovação da produção implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Revista Conjuntura Global (ISSN 2317 – 6563) para encaminhamentos pertinentes junto às bases de dados de indexação de periódicos científicos.

Os temas podem contemplar uma ampla variedade de áreas de pesquisa e análise acadêmica, tais como: Estudos de Segurança e de Defesa; Organizações Internacionais de vários tipos; Estudos de política externa e de política externa brasileira; Desenvolvimentos teóricos das relações internacionais; Direito Internacional; Processos de Integração Regional; Paradiplomacia; Novos atores e governança internacionais, dentre outros.

Serão aceitos artigos e resenhas escritos em português, inglês, francês e espanhol. Os artigos e as resenhas submetidas à Conjuntura Global devem obedecer às normas da Revista e serão avaliados por meio do sistema blind review, permitindo aos(às) autores(as) o acesso às sugestões e recomendações dos pareceristas anônimos da Conjuntura Global. A contribuição ao tema, a originalidade e a consistência teórica e metodológica da abordagem, entre outros critérios, serão avaliados por pares.

Informações sobre as normas de submissão podem ser encontradas no site da revista: http://www.humanas.ufpr.br/portal/conjunturaglobal/normas-para-publicacao/.