Histórico

Vinculado ao Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, o atual Departamento de Sociologia tem em seu histórico ser o núcleo responsável pela oferta de professores que compuseram os cursos fundadores da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras em 1938, tornando-se o Departamento de Ciências Sociais quando da reforma Universitária de 1968.Manteve-se com esta denominação até 2013 quando, acatando sugestão do Colegiado do Curso de Ciências Sociais altera para Departamento de Ciência política e Sociologia, mais condizente com os saberes e práticas vigentes e para maior diferenciação do curso que é de responsabilidade das três áreas (Antropologia, Ciência Política e Sociologia). Em 2015, passa pela última divisão, com a criação dos Departamentos de Sociologia e o de Ciência Política. Na década de 1990 era responsável pelas disciplinas das áreas de Sociologia, Ciência Política, da licenciatura em Ciências Sociais e ofertava ainda disciplinas dos núcleos obrigatórios de mais 19 cursos da UFPR. Participava com disciplinas na formação de estudantes dos seguintes setores: Ciências da Saúde, Tecnologia, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Terra, além do Setor de Educação.
Teve, até o início da década de 1990, 35 professores e professoras. Com a perda gradativa de vagas ao longo da década de 1990, resultante da política imposta pelo MEC à época, inicia o século XXI com 27 professores e professoras. A partir deste período os cursos de graduações passaram por várias reformas, resultando na diminuição das disciplinas de Humanidades e, paralelamente outros departamentos do antigo SCHLA assumiram parte delas, resultando em distribuição mais equitativa da carga de aulas. Derivado da renovação do quadro de professores e professoras havido nesta década é que foram possíveis as seguintes mudanças que alteraram totalmente o lugar e a responsabilidade das Ciências Sociais na UFPR: um novo quadro de professores e professoras com mestrado e doutorado; a grande reforma curricular de 1994, com a reestruturação da graduação em três áreas equitativas, Antropologia, Ciência Política e Sociologia; criação em 1995 do Mestrado em Sociologia. 

Como resultado da última reforma administrativa, em 2015, o DECISO, passou a contar com 15 professores e professoras, responsáveis pelas titulações: Bacharel/bacharela em Ciências Sociais (habilitação Sociologia) e Licenciado/licenciada em Ciências Sociais (nota 5/MEC); pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (nota 5/CAPES) e, a partir de 2017, pelo polo local do Mestrado profissional em Sociologia, derivado da associação da UFPR a este novo programa, ofertado em rede nacional, sob a coordenação da Universidade Federal do Ceará. Oferta disciplinas obrigatórias nos seguintes cursos da UFPR: História, Memória e Imagem; Agronomia; Zootecnia; Economia, Administração; Nutrição; Enfermagem e Terapia Ocupacional. Na pós-graduação mantém oferta permanente de disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento – MADE desde sua criação em 1993, bem como no PPG em Direito, em letras e através do Núcleo de estudos de gênero também oferta disciplina transversal sobre o tema.
Somente na Graduação da UFPR em 2017 o DECISO ofereceu 28,5 disciplinas semestrais, com o seguinte desempenho: 1070 vagas ofertadas e 748 preenchidas no 1º. Semestre; 671 ofertadas e 569 preenchidas no 2º. Semestre. Com relação às vagas/professor apresentou o seguinte desempenho: ofertou 58 vagas/professor e teve preenchidas 44 vagas/professor. Foram, em síntese, 1,9 disciplinas por professor. Ofertou ainda 12 disciplinas por semestre de Trabalho Conclusão de Curso/Monografia na graduação e mais 12 disciplinas por semestre no Programa de Pós-graduação em Sociologia. Em sua política para disseminação da Sociologia, mantém regularmente vagas abertas em suas disciplinas da graduação e da pós-graduação a qualquer aluno regularmente matriculado da UFPR. Recebe regularmente estudantes intercambistas dos Convênios de Cooperação da UFPR com universidades do Brasil e do exterior, bem como pós-graduandos de universidades particulares na condição de matrículas isoladas e/ou ouvintes.
Atualmente o DECISO tem em sua estrutura organizacional-acadêmica os seguintes Núcleos/Grupos de pesquisa, todos certificados pelo CNPq:

Centro de Estudos em Esporte, lazer e Sociedade
Centro de Estudos Rurais do Paraná
Centro de Estudos sobre Segurança e Direitos Humanos
Cultura, Política e Movimentos Sociais na América Latina
Epistemologia e Sociologia Ambiental
Grupos de Estudos Imagem e Conhecimento
Grupo de Estudos em Sociologia da Saúde
Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade
Midiaculturas, Poder e Sociedade
Mulheres e Produção Cultural
Núcleo de Estudos de Gênero
Núcleo de Estudos de Paranaenses
Núcleo de Estudos sobre Sociologia, Multiculturalismo e Migrações Internacionais
Pensamento Social, Intelectuais e Circulação de ideias
Sociologia e Políticas Sociais
O Departamento de Sociologia conta com um servidor técnico, responsável junto à chefia pela gestão administrativa e financeira do DECISO. Atualmente ocupa espaços do 9º. Andar do D. Pedro I e duas salas (CECIAL) no 2º. Andar do D. Pedro II.