Departamento

O Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (DEPAC) congrega as áreas de Língua e Literatura Polonesa, Língua e Literatura Alemã e Letras Clássicas (isto é, Língua e Literatura Grega e Língua e Literatura Latina). Como praticamente todos os docentes do Departamento trabalham com tradução e a unidade possui a maior parte dos professores que mais regularmente oferecem disciplinas no Bacharelado com ênfase em Estudos da Tradução, faz parte também do DEPAC a área de Teoria da Tradução.
O Departamento tem um interesse especial pela abordagem filológica da literatura, o que não se limita ao uso de textos literários como documentos para a história das línguas e ao trabalho com edição de textos, mas abraça uma concepção de Filologia como disciplina que se caracteriza, sim, por um conhecimento aprofundado da língua e das técnicas de construção do texto, com atenção para os problemas do estabelecimento deste, mas, por outro lado, faz o elo entre essas questões e o contexto cultural em que o texto se insere. Nossa abordagem filológica tenta justamente recuperar uma visão holística de Humanidades, em que o domínio da Gramática, da Retórica, da Teoria Literária e da transmissão dos textos se associa a uma formação auxiliar em História, Filosofia, Geografia e outras disciplinas afins, na medida em que elas são necessárias para a compreensão aprofundada dos textos nos seus contextos de produção. O Departamento também tem entre seus focos de interesse os Estudos da Recepção (incluindo a recepção da literatura europeia na literatura brasileira) e a Linguística Aplicada ao ensino de línguas. Como diversos liames culturais conectam, de um lado, os países de língua alemã à Polônia (no contexto do que se convencionou chamar Europa Central), e, de outro, tais países a importantes desenvolvimentos da recepção e dos estudos da Antiguidade Clássica, o DEPAC pretende desenvolver projetos que aprofundem o conhecimento desse trânsito cultural. Os resultados e os trabalhos em curso nas diversas áreas de estudo do Departamento podem ser observados nos currículos Lattes dos docentes.
Além das disciplinas dos cursos de Polonês, Alemão, Grego, Latim e do Bacharelado com ênfase em Estudos da Tradução, o DEPAC também oferece matérias obrigatórias, optativas e/ou eletivas para outras habilitações de Letras e outros cursos da UFPR. Além disso, os professores da unidade compartilham com os de outros departamentos ligados ao curso de Letras a oferta de certas disciplinas-espelho, como Tópicos de Pesquisa em Estudos Literários, Metodologia de Pesquisa em Linguística Aplicada e Linguística Românica, além de todas as disciplinas de trabalhos de conclusão de curso de Letras.
Na área de extensão, o DEPAC participa da organização administrativa e da oferta de cursos no Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR, bem como promove cursos e eventos de extensão livres conectados a suas diversas áreas de interesse. Além disso, a maior parte dos docentes do DEPAC atua na Pós-Graduação em Letras da UFPR, em diversas áreas de concentração e linhas de pesquisa.