Apresentação

O curso de graduação em Filosofia da UFPR está em atividade desde 1938, quando foi criado juntamente com a Faculdade de Filosofia, Ciências Letras do Paraná, que um dos núcleos que deram origem à Universidade Federal do Paraná, assim constituída em 1950. O curso funcionou desde o seu início no período diurno e, a partir de 2001, passou a ser ofertado também no período noturno.

Atualmente, o curso é ofertado nos períodos matutino e noturno nas modalidades de licenciatura e de bacharelado, com uma duração mínima de 4 anos. A cada ano ingressam pelo vestibular 90 novos estudantes e, nos últimos anos, formaram-se, em média, cerca de 50 estudantes.

A maioria das disciplinas obrigatórias do curso (cerca de 60% da carga horária cursada em disciplinas) é ministrada pelo Departamento de Filosofia, do Setor de Ciências Humanas da UFPR. O curso de licenciatura conta também com um elenco de disciplinas voltadas para a formação do professor, sob o encargo dos departamentos do Setor de Educação da UFPR.

Os alunos devem ainda cumprir um mínimo de 10 disciplinas optativas (cerca de 20% da carga horária em disciplinas), que, além da própria Filosofia, cobrem um amplo espectro de outras áreas do conhecimento, tais como Línguas Estrangeiras e Clássicas, Literatura, Ciências Sociais, Psicologia, História e Física, entre outras.

O curso mantém oferece diversas outras atividades formativas que visam complementar a preparação profissional dos seus estudantes no campo da pesquisa e da docência. Dois programas institucionais estão diretamente vinculados à coordenação do curso: o PET (criado em 1994) e o PIBID (criado em 2009). Além desses programas, que juntos oferecem 35 bolsas, os estudantes do curso são incentivados a participarem das pesquisas desenvolvidas pelos professores do curso e candidatarem-se aos programas de iniciação científica mantidos pelo CNPq e outras agências de fomento, que também oferecem bolsas aos seus participantes.

A coordenação do curso está sob a responsabilidade do colegiado, formado por representantes dos corpos docente e discente do curso. O colegiado é composto por 10 membros efetivos. O Departamento de Filosofia indica 5 representantes, entre os quais são escolhidos o coordenador e o vice-coordenador do curso. Os demais departamentos que oferecem disciplinas obrigatórias para o curso indicam outros 3 membros. Os estudantes elegem os outros dois membros do colegiado.