O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é uma iniciativa da Diretoria de Educação Básica Presencial da CAPES, com o objetivo de aprimorar a formação inicial dos professores e contribuir para a elevação do padrão da educação básica no país. Participam do programa, além dos estudantes e professores dos curso de licenciatura das universidades, professores da rede púbica de ensino, que assim assumem um papel ativo na tarefa de formar os futuros professores. O programa na UFPR reúne 10 subprojetos, entre os quais o da Filosofia.
O subprojeto de Filosofia do PIBID/UFPR está voltado para o tema dos materiais didáticos para as aulas de filosofia no ensino médio, com dois eixos de ações: sustentação das políticas públicas e formação para a preparação e a utilização do material didático. O primeiro eixo inclui atividades em torno das políticas oficiais da SEED-PR a respeito dos recursos didáticos destinados às aulas de filosofia no ensino médio, em particular o Livro Didático Público de Filosofia(2006) e a Antologia de Textos Filosóficos (2010). O objetivo é contribuir para a efetiva inserção desses recursos nas aulas de filosofia das escolas da rede púbica do Estado.
O segundo eixo de atuação está voltado à formação dos estudantes na condição de futuros professores para o planejamento e a preparação do seu próprio material didático. Para tanto, o subprojeto incorporou-se às Oficinas de Tradução. Essas oficinas destinam-se a produzir e publicar traduções de textos clássicos da filosofia num formato e numa linguagem acessíveis aos estudantes do ensino médio e capazes de viabilizar a inserção do universo conceitual e crítico desses textos nas aulas de filosofia nesse nível de ensino.
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