Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência

PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE INSCRIÇÕES: ATÉ 21 DE NOVEMBRO

Professor convidado:

Osvaldo Pessoa Jr.

(Universidade de Ṣo Paulo РUSP)

A Escola Paranaense de História e Filosofia da Ciência – Escola HFC – é um evento bianual voltado à formação de pesquisadores e professores. Participam do evento estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica, das mais variadas áreas do conhecimento (ciências humanas, ciências naturais, matemática etc.), com interesses nos temas da história e da filosofia da ciência para fins de formação profissional. A Escola HFC está estruturada em dois módulos: curso principal e oficinas.

Curso principal

Curso ministrado por um único professor convidado sobre os seus temas de pesquisa, no período matutino. Nas edições anteriores, os professores convidados foram Michel Ghins (Université de Louvain), Mauro Condé (UFMG) e Otávio Bueno (University of Miami).

Para a edição de 2017, o convidado é o professor Osvaldo Pessoa Jr., grande pesquisador brasileiro na área de filosofia da ciência, com destaque em filosofia da física e filosofia da mente.

A carga horária do curso principal será de 6 horas (3 horas diárias, no período matutino).

Título do Curso Principal

Física Quântica e cultura: um histórico de influências mútuas.

Resumo: A interação entre a Física Quântica e outras áreas da cultura tem uma história bastante interessante. Neste minicurso, exploraremos alguns momentos da assimilação desta teoria por movimentos filosóficos e culturais. Por outro lado, veremos que a cultura também influencia a física quântica, não em seus aspectos objetivos, mas em seu lado interpretativo. A parte objetiva da física quântica é expressa pelo seu “formalismo mínimo”, que fornece as previsões experimentais da teoria. Sobre este paradigma há amplo acordo. Mas a teoria possui também uma parte interpretativa, que envolve afirmações a respeito da realidade de processos não diretamente observáveis da realidade (interpretações realistas), ou teses justificando por que não se deve ir para além dos fatos observáveis (interpretações antirrealistas). Há dezenas de interpretações da teoria quântica. Como a escolha da interpretação não é determinada pelos dados empíricos, ela pode sofrer considerável influência da cultura reinante em uma comunidade científica. Neste minicurso, exploraremos como essa influência cultural se deu no último século, considerando também outros mecanismos para explicar por que certas interpretações são preferidas em certos lugares.

Oficinas

Serão ministradas por pesquisadores e professores interessados em compartilhar com um público não-especializado suas pesquisas. Versam, portanto, sobre os mais diversos temas no campo da história e filosofia da ciência.

Cada oficina terá a carga horária de 3,5 horas, no período vespertino.

Estão programadas 12 oficinas, distribuídas em dois blocos de 6 oficinas a serem ministradas simultaneamente no dia 22 (Bloco A) e no dia 23 (Bloco B).

Cada participante, no ato da inscrição, deve optar pelas duas oficinas – sendo uma de cada bloco – que desejar frequentar durante o evento.

Bloco A (22/11, 14-17h30):

É possível atribuir à matemática estilo?

Luiz Felipe Sigwalt de Miranda

Epistemologia feminista

Anastasia Guidi Itokazu

Raça, racismo e ciência: perspectivas históricas, contemporâneas e educacionais

Leyla Joaquim

O mecanicismo cartesiano e a tradição: a natureza e a recepção de Os meteoros

Paulo Tadeu da Silva

Psicopatologia: lógica e ética em Espinosa

Cristiano Novaes de Rezende

A Ética Química: reflexões sobre as implicações da síntese química

Evandro Rozentalski

Bloco B (23/11, 14-17h30):

A Modelagem Científica através da Matemática: aspectos históricos e filosóficos

José Carlos Cifuentes

Ciências morais e políticas e progresso segundo Condorcet

Sidney Reinaldo Silva

Ernst Haeckel: O antagonismo entre o evolucionismo e a teoria celular

Wilson Antonio Frezzatti Jr.

Do mundo determinado ao universo contingente: A passagem da Física Clássica para a Física Moderna é revolucionária?

Veronica Ferreira Bahr Calazans, Alex Calazans, Pedro Kritski

Transhumanismo, Utopias e Distopias da Tecnologia: o que um “Black Mirror” pode refletir

Maurício Bozatski

Existe um estilo químico de raciocinar?

Ronei Clécio Mocellin

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas até o dia 14/11/2017, exclusivamente pelo site

Taxa de inscrição: R$ 50,00 (público em Geral)

R$ 20,00 (Estudantes de Graduação)

(Taxa a ser recolhida por meio de GRU gerada no ato da inscrição)

Promoção:

Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFPR),

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (UFPR),

Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (UTFPR)

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (UTFPR).

Contato: escolahfc@gmail.com

Site: http://www.humanas.ufpr.br/portal/filosofia/noticias/2058/