Bolsa de doutorado – Formação em cotutela na Université du Québec à Trois-Rivières

Publicado em 14 de novembro de 2019

A PGFILOS firmou um novo acordo de formação em cotutela e dupla-titulação (Brasil-Canadá) para doutorado. A Université du Québec à Trois-Rivières (UQTR) oferecerá bolsas aos discentes que realizarem suas pesquisas de um a três anos no local.

A bolsa cobre os custos de taxas, de mensalidades e de alojamento. Os demais gastos são de responsabilidade do interessado. Ressalta-se que, conforme as normas locais, é permitido trabalhar durante os estudos e essa prática é comum no país. Existe uma grande disponibilidade de emprego na região. Caso haja orçamento, há ainda a possibilidade da PGFILOS financiar a passagem de ida e volta e oferecer diárias internacionais como ajuda de custo para instalação.

A interessada ou o interessado deve apresentar um certificado de nível B1 em francês ou pode realizar um curso intensivo e tentar obter uma certificação no local, um mês antes dos inícios de suas atividades.

Boa parte dos docentes do Programa da UQTR lê em português. Nesses casos, a defesa pode ser feita em português.

O número de vagas é ilimitado, basta que haja interesse e anuência do orientador daqui e aceitação de um orientador de lá, mediante contato prévio e envio de projeto de pesquisa.

Destaca-se que já existe uma relação constituída entre o Grupo de estudos de filosofia moderna e contemporânea da PGFILOS e o Laboratoire sur l’histoire et la pensée modernes da UQTR.

O início do intercâmbio é em setembro de 2020.

Mais informações sobre Université du Québec à Trois-Rivières:

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Humanas