ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Publicado em 9 de julho de 2020

A Resolução – CEPE 59/2020 regulamentou o ensino remoto emergencial na UFPR durante a pandemia de COVID-19 e autorizou a oferta de novas disciplinas somente de forma remota.
O 1º semestre de 2020 permanece suspenso e todos os discentes continuam matriculados nas disciplinas de 2020.1.
A solicitação de matrículas nas disciplinas e unidades curriculares ofertadas no período especial é de caráter totalmente voluntário para o corpo discente da UFPR.

Os discentes que desejarem se matricular nas disciplinas do período especial oferecidas pelo Departamento de Filosofia devem observar as seguintes informações:

1. Duração (semanas letivas)
Início: 27/07/2020
Final: 26/09/2020
Duração: 9 semanas
Período de matrículas: 18 a 22/07/2020 pelo Siga Graduação: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9

2. Flexibilização pedagógica
· os professores terão total liberdade para propor em seus planos de ensino atividades sincrônicas (aulas virtuais com docentes e discentes realizando atividades ao mesmo tempo); atividades assíncronas (cada aluno realizando atividades em um tempo distinto, p.ex. exercícios domiciliares) ou mistas. Inclusive há autorização para a realização de atividades completamente assíncronas ou completamente síncronas. Essas atividades estarão especificadas no plano de ensino de cada disciplina e a matrícula na disciplina significa anuência a elas.
· Poderá ser ofertada qualquer disciplina do currículo (obrigatória ou optativa)
· Todas as disciplinas deverão ser ofertadas de forma remota (novas matrículas)
· As disciplinas do semestre 2020.1 ficam suspensas (mas podem ser replicadas no formato remoto do período especial).
· As disciplinas optativas replicadas poderão ser canceladas a posteriori (se após o lançamento das notas verificar-se que restaram nas turmas presenciais menos de 10 alunos). As disciplinas obrigatórias replicadas não poderão ser canceladas a posteriori.
· O número de avaliações poderá ser flexibilizado (não é preciso fazer 2 avaliações, mas o aluno terá direito ao exame final).
· Com relação às atividades síncronas, os professores devem levar em conta que os alunos podem ter problemas de acesso no momento das aulas e devem se utilizar de meios que garantam o acesso futuro dos alunos às atividades (ex: gravação das aulas virtuais).

3. Carga horária permitida aos discentes
· Disciplinas obrigatórias: máximo 180h (máximo 240h apenas para formandos)
· Disciplinas optativas, monografias, estágio – não há restrição no número de horas
· É vedada qualquer coincidência de horários das atividades remotas síncronas

4. Matrículas
· Não haverá ajuste de matrículas
· Não será permitida a matrícula em disciplinas eletivas e isoladas
· Não será permitida quebra de pré-requisito

5. Matrículas em Monografias
· Será permitida a matrícula em Monografias. Contudo, o aluno deverá ter a anuência do professor orientador e deverá também estar ciente de que o prazo para a finalização da monografia é o prazo final do período especial (26/09/2020)

6. Cancelamento de matrícula
· A/O estudante poderá solicitar à coordenação do curso, a qualquer tempo e sem justificativa, o cancelamento da matrícula em disciplina ou unidade curricular.
· A/O aluno deve estar ciente de que a Resolução CEPE 59/2020 autoriza o cancelamento de turma de disciplina ou unidade curricular ofertada no período especial, em qualquer tempo, em razão de eventuais mudanças nas condições pré-existentes para a oferta e que impeçam o desenvolvimento das atividades didáticas inicialmente planejadas, especialmente aquelas relacionadas à saúde da/do docente.

7. Hipótese de retorno do semestre 2020.1
Na hipótese do fim da suspensão do calendário acadêmico em data anterior ao fim do período especial de que trata a presente resolução e ocorrendo eventual sobreposição de disciplina ou unidade curricular do período especial e de disciplina ou unidade curricular do período regular, prevalecem, para docentes e discentes, os horários estabelecidos para as disciplinas e unidades curriculares do período regular, devendo haver ajuste nos horários das atividades remotas síncronas das disciplinas e unidades curriculares do período especial.

8. Disciplinas ofertadas

Grade horária do Período Especial: Clique aqui