PERÍODO ESPECIAL 2

Publicado em 19 de outubro de 2020

A Resolução – CEPE 65/2020 regulamentou o ensino remoto emergencial na UFPR durante a pandemia de COVID-19 e autorizou a oferta de novas disciplinas somente de forma remota.

O 1º semestre de 2020 permanece suspenso e todos os discentes continuam matriculados nas disciplinas de 2020.1.

A solicitação de matrículas nas disciplinas e unidades curriculares ofertadas no período especial é de caráter totalmente voluntário para o corpo discente da UFPR.

Os discentes que desejarem se matricular nas disciplinas do período especial devem observar as seguintes informações:

1. Duração (semanas letivas)

Início: 03/11/2020

Final: 27/03/2021

Duração: mínimo de 7 semanas (as disciplinas podem ter duração variada, os alunos devem verificar os planos de ensino e atentar, inclusive, para a carga horária semanal)

2. Flexibilização pedagógica

·         os professores terão total liberdade para propor em seus planos de ensino atividades sincrônicas (aulas virtuais com docentes e discentes realizando atividades ao mesmo tempo); atividades assíncronas (cada aluno realizando atividades em um tempo distinto, p.ex. exercícios domiciliares) ou mistas. Inclusive há autorização para a realização de atividades completamente assíncronas ou completamente síncronas. Essas atividades estarão especificadas no plano de ensino de cada disciplina e a matrícula na disciplina significa anuência a elas.

·         O número de avaliações poderá ser flexibilizado (não é preciso fazer 2 avaliações, mas o aluno terá direito ao exame final).

·         Com relação às atividades síncronas, os professores devem levar em conta que os alunos podem ter problemas de acesso no momento das aulas e devem se utilizar de meios que garantam o acesso futuro dos alunos às atividades (ex: gravação das aulas virtuais).

3. Matrículas

Período de matrículas: 26/10/2020 a 28/10/2020 pelo Siga Graduação: https://siga.ufpr.br/portal/

Dúvidas sobre uso do SIGA: https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9

4. Matrículas em Monografias

As matrículas em Monografias serão feitas diretamente pelo SIGA. Contudo, o/a discente deverá ter a anuência do professor orientador e deverá também estar ciente de que: a) deve manter contato com o professor orientador durante o período especial, pois esta é uma disciplina orientada (não haverá aulas), mas deverá haver o desenvolvimento do projeto de pesquisa e/ou escrita da monografia; alunos/as que não mantiverem contato com seus orientadores serão reprovados; b) o prazo para a finalização da monografia é o prazo final do período especial (27/03/2021)

5. Problemas com matrículas:

Os alunos e as alunas que tiverem problemas ou dificuldades para realizar a matrícula pelo SIGA devem entrar em contato com a Coordenação do Curso pelo e-mail: coord.filosofia@ufpr.br

6. Cancelamento de matrícula

A/O estudante poderá solicitar o cancelamento da matrícula em disciplinas do Período especial diretamente pelo SIGA até 27/03/2021 (ou até o lançamento de notas e frequências, o que pode variar de acordo com o cronograma de cada disciplina).

7. Disciplinas ofertadas

Os planos de ensino das disciplinas que serão ofertadas para o Curso de Filosofia no período especial serão divulgadas a partir de 20/10/2020 no seguinte endereço eletrônico: http://www.humanas.ufpr.br/portal/filosofia/grade-horaria/

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Humanas