facebook_curso_filosofia_ufpr_100Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

INFORMAÇÕES GERAIS

Modalidade: a distância.

Carga horária: 360h.

Público-alvo: preferencialmente, professores do ensino público. Havendo vaga, e em consonância com as necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituições formadoras, outros segmentos poderão ser atendidos na oferta deste curso.

Valores: Não há cobrança de taxas ou mensalidade. O curso é financiado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/CAPES.

Ambiente virtual: moodle UFPR.

Disciplinas: Introdução às ferramentas para EaD; História, temas e problemas da filosofia em sala de aula: como ler os clássicos; Introdução à prática de ensino de filosofia; Metodologia do ensino de filosofia; Ensino de ética e filosofia política; Ensino de lógica, ontologia e filosofia da linguagem; Estética e filosofia da arte e seu ensino; Teoria do conhecimento e filosofia da ciência e seu ensino; Filosofia do ensino de Filosofia; Didática do ensino de filosofia; Pesquisa em filosofia na sala de aula; e Trabalho de conclusão de curso.

Contatos: filosofianoensinomedio@ufpr.br / filosofianoensinomedioufpr@gmail.com

 


COORDENAÇÃO E TUTORIA

Coordenador do curso: Prof. Tiago Fonseca Falkenbach.

Tutores: Aline, Darice, Ivanildo, Luana, Luiz e Wilson.


 

ALUNOS:

Processo seletivo para cursistas (alunos):

Edital 002/2016 – Processo Seletivo (inscrições encerradas)
Edital 005/2016 – Resultado do Processo Seletivo – Edital a ser retificado, devido ao equívoco na aplicação dos critérios de classificação para os Candidatos de Curitiba. No Edital 005/2016, foi considerada, equivocadamente, a “ordem de inscrição” como critério de classificação. Uma vez que o critério de ordem de inscrição não está previsto nos critérios de classificação e desempate do Edital 002/2016 (item 6, Art. 10º), que rege o Processo Seletivo, é necessário refazer a classificação dos candidatos de Curitiba, a ser publicada por meio do Edital 006/2016. Esclarecemos que os critérios de classificação do Edital 002/2016 foram aplicados devido ao grande número de inscrições para o Polo de Curitiba, 212 inscrições, para as 55 vagas inicialmente divulgadas. Não há alteração na seleção para os candidatos dos Polos de Paranaguá e Prudentópolis. A turma prevista para Rio Negro foi cancelada, devido ao pouco número de inscrições, sendo que as vagas serão transferidas para o Polo de Curitiba.
Edital 006/2016 РRetifica̤̣o do resultado dos selecionados para Curitiba.

 

TUTORES:

Processo seletivo para tutores:

Edital 003/2016  – Processo Seletivo (inscrições encerradas)
Edital 007/2016  – Convocados para a entrevista (a ser publicado em 13/12/2016 – convocação em atraso, a ser publicada em 14/12/2016, até às 18h. Será dada a possibilidade de entrevista por skype.)
Edital 009/2016 РSelecionados para exercer a fun̤̣o de tutor

Início do curso: 19 de dezembro de 2016 (início no ambiente virtual)

Polos: Curitiba, Paranaguá, Rio Negro (turma cancelada) e Prudentópolis.

 

 

Voltar