Noticias

O quê? II Colóquio Imagens de Traumas
Quando? 27 e 28 de outubro de 2021
Onde? no Canal da AMENA no youtube [www.youtube.com/c/AMENAUFPR]
Inscrições no site: https://amenaeventosufpr.wixsite.com/inicio

O II Colóquio Imagens de Traumas dá continuidade aos debates iniciados pelo grupo de estudos que se formou em 2016, com o objetivo de mapear e analisar documentos visuais, audiovisuais e literários relacionados às mais variadas experiências sociais traumáticas, tais como violência urbana, massacres, genocídios, torturas e escravidão. O grupo, que envolve pesquisadores do Brasil e da Espanha, parte da convicção de que a produção ficcional contribui para a elaboração de uma memória (testemunhal, crítica, irônica ou melancólica) sobre os acontecimentos históricos considerados traumáticos. Nesse sentido, em 2018 foi realizado o I Colóquio Imagens de Traumas, na UFPR, com participantes de várias instituições nacionais, no qual discutiu-se as potências da arte e da mídia como trabalho de resistência e de elaboração de memórias traumáticas.

Em 2021, em sua segunda edição, o II Colóquio Imagens de Traumas possui abrangência internacional, com convidados da Universidade de Valência (Espanha) e da Universidade Nacional de Comahue (Argentina), além de IES e centros de pesquisa brasileiros, e pretende avançar nas reflexões sobre a ficção e a memória do trauma, pontuando as múltiplas temporalidades que se entrelaçam na edificação dessas memórias.

Coordenação: Professores Clóvis Gruner e Rosane Kaminski

Promoção: Grupo de estudos Imagens de Traumas e Linha de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa – PPGHIS-UFPR

Apoio: Grupo NAVIS

OBS: Serão emitidas declarações de participação aos inscritos que comprovarem presença durante a realização do evento pelo chat do youtube, em no mínimo 3 sessões.

Área de anexos


Editoras devem oferecer desconto de no mínimo de 20% nos livros. A Editora UFPR ofertará 50% de desconto em todo seu catálogo, inclusive nos lançamentos.

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, ocorre a XIX Feira Do Livro Editora UFPR e a 40ª Semana Literária & Feira Do Livro Sesc que tem como tema “Literatura: porque outro mundo é possível”. Devido às restrições quanto à realização de eventos presenciais por conta da pandemia, o evento será em formato virtual, com acesso gratuito.

Nesta edição, participam 48 editoras entre universitárias e comerciais. De acordo com os organizadores, elas devem ofertar desconto de no mínimo de 20% nos livros. A Editora UFPR ofertará 50% de desconto em todo seu catálogo, inclusive nos lançamentos. Para comprar os produtos, basta acessar o site do evento, onde há um espaço exclusivo destinado aos expositores. Clicando na logo da editora ou livraria, o visitante será direcionado para a loja virtual, onde poderá encontrar livros com desconto.

Todas as etapas seguintes necessárias para a compra, como as condições comerciais, forma de pagamento, valor do frete e prazo de entrega, serão de responsabilidades dos expositores.

Editoras Participantes

Editora UFPR

Editora 34

Exitus Livros

Editora FiloCzar

Editora da UFCSPA

Editora Fiocruz

Editora Blucher

Zagodoni

Contracorrente

L&PM Editores

Editora UFMG

Consequência Editora

Editora UEPG

Editora e Livraria Letra Selvagem

BOK2

Pucpress

Bazar do Tempo

Ubu

Editora da Unicamp

Editora Vozes

EdUFSCar

Editora Ideias e Letras

Editora Unisinos

Grupo Autêntica

Editus – Editora da UESC

Kotter Editorial

Todavia Editora

Editora Argos

Editora da Unesc

Editora Univille

Editora Univali

UPF Editora

Editora Revan

Editora Expressão Popular

Eduem

Editora UnB

EDUSP

Editora Rosari

Editora Oficina Raquel

Editora Senac São Paulo

Arquivo Nacional

Editora 106/Aller

Editora UNIFESP

Editora da UFABC

Editora UFSC

Editora Unesp

Editora UFMS

EDUEPB

Semana Literária

Com o tema “Literatura: porque outro mundo é possível”, a 40ª edição da Semana Literária terá transmissão pelo canal do Sesc PR no YouTube. Durante quatro dias, serão promovidas palestras e bate-papos com grandes nomes da literatura nacional e autores de best-sellers, como Martha Medeiros, Sidarta Ribeiro, Luiz Alberto Oliveira, Itamar Vieira Junior, Rita Kohl, dentre outros. O evento ainda terá a participação de uma atração internacional, Marta López Vilar.

O público poderá participar da programação que contará com diversas ações, como debates, mesas-redondas, reflexões literárias e sobre a importância da literatura para se manter a saúde mental, especialmente em tempos de enfrentamento coletivo à pandemia.

Palestras

Martha Medeiros, uma das escritoras mais lidas do país e sucesso editorial com mais de um milhão de livros vendidos, participará da noite de abertura do evento, dia 28, a partir das 19h, em um talk-show com o jornalista e escritor Luis Henrique Pellanda.

Na quarta-feira (29), às 16h, a tradutora Rita Kohl e a doutoranda em assuntos literários, Emanuela Siqueira, debatem o tema “Literatura, tradução e afeto”. Às 19h, os cientistas e escritores Sidarta Ribeiro e Luiz Alberto Oliveira participam de uma mesa-redonda e discutem o papel central da literatura frente às incertezas da atualidade.

Na quinta-feira (30), às 15h, o público poderá conferir a palestra com a poetisa espanhola Marta López Vilar e com a escritora e professora de Literaturas Hispânicas, Isabel Jasinski. Logo após, às 16h, o jornalista e professor universitário Marcos Brogna aborda a temática “Viva e Entenda a Diferença”, enfatizando noções fundamentais como liberdade, ética e empatia. À noite, às 19h, o autor baiano Itamar Vieira Júnior e o poeta, tradutor e professor Guilherme Gontijo Flores falam sobre Literatura e Afeto.

Todas as palestras serão ao vivo, com possibilidade de interação do público por meio do chat e não permanecerão listadas no canal do Sesc no YouTube.

XIX Feira Do Livro Editora UFPR e a 40ª Semana Literária & Feira Do Livro Sesc

Data: de 28 de setembro a 1º de outubro de 2021

Transmissão: canal do Sesc PR no YouTube

Programação: https://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/


CAROS ALUNOS

As matrículas para as disciplinas do ano letivo 2021 serão realizadas esta semana. Veja abaixo informações importantes das coordenações de graduação:

*Para manter o vínculo com a UFPR é preciso se matricular no mínimo em uma disciplina. (matrículas em 15 e 16/09/21)

*As aulas continuarão sendo remotas de setembro a dezembro de 2021. Quem não puder acompanhar, e não quer se matricular em disciplinas agora, deve solicitar TRANCAMENTO DE CURSO via SIGA. (trancamento até 24/09/21)

*Quem está com o curso trancado e pretende se matricular, tem que entrar no SIGA e fazer o DESTRANCAMENTO antes fazer matrículas em disciplinas.

*As disciplinas obrigatórias que foram suspensas em março de 2020 devido ao início da pandemia, estão sendo abertas agora. Verifique no SIGA se você está matriculado em alguma disciplina. Caso não queira fazê-las agora, precisa contatar a secretaria para cancelá-las.

*Algumas disciplinas de 2020/1 tiveram alteração de professores.

*Algumas optativas foram canceladas, devido ao afastamento dos professores, e substituídas por outras.

DATAS IMPORTANTES:

15 e 16/9 à matrículas pelo SIGA

20/9 à início das aulas

20 a 24/9 à período para correções de matrícula

24/9 à data final para trancamento de curso, para alunos que não solicitaram matrículas.

DOCUMENTOS IMPORTANTES:

1.       INSTRUÇÃO NORMATIVA PROGRAD nº 02/2021, de 27 de agosto de 2021 (trata do Calendário para o período letivo 2021, que inicia em 20/09/2021)

Disponível emhttp://www.prograd.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2021/09/INSTRUCAO-NORMATIVA-PROGRAD-N%C2%B0-02_2021.pdf

 2.       SITE DA PROGRAD com todas as Resoluções e Normativas lançadas desde o início da pandemia: http://www.prograd.ufpr.br/portal/calendario-academico/

Atenciosamente,

Karina Bellotti (Coordenadora do Curso de História)

Rosane Kaminski (Coordenadora do Curso de História, Memória e Imagem)


Do dia 13 a 17/09/2021 acontece a XIV Semana Acadêmica de História da UFPR.

As inscrições ocorrerão pelo site: https://www.even3.com.br/sahufpr2021

Contamos com a sua presença.

 


Ver mais noticias