Noticias

Os formulários e informações de vagas para disciplinas isoladas e eletivas serão disponibilizados na secretaria do Departamento de História (sala 603-C Edifício D. Pedro I) nos dias 22 e 23 de agosto das 09:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:00 (no dia 23/8 até 16:30).

Os formulários também podem ser impressos no site da PROGRAD:

As matrículas serão realizadas no NAA – Núcleo de Assuntos Acadêmicos da UFPR (Edifício Histórico da Praça Santos Andrade) nos dias 22 e 23 de agosto, das 08h00min às 11h45 e das 13h00min às 16h45min.

Para as disciplinas eletivas, tanto o chefe de Departamento (autorizando a vaga), quanto o Coordenador de Curso (indicando ciência) devem carimbar e assinar o formulário.

Para as disciplinas isoladas, o aluno deverá levar, além do formulário devidamente preenchido, assinado e carimbado, cópia do documento de identificação, cópia do CPF e comprovante de conclusão do ensino médio/ superior.

Para mais informações sobre disciplina isolada e eletiva, consultar os artigos 26 a 28 e 55 a 59 da Resolução nº 37/97-CEPE, disponível em http://www.soc.ufpr.br/

Confira aqui a programação das defesas das monografias pelos alunos do curso vespertino

EDITAL DE BANCAS TCC – HMI: 1º semestre de 2019

Dia 27/06 (quinta-feira) às 18 horas – sala 612

TÍTULO: “Da Revolta à Revolução: de Saint-Domingue ao Haiti, ou como a rebelião de escravos e de afrodescendentes livres e libertos se tornou uma luta sistemática contra a escravidão (1791-1803). Uma exposição.”

ALUNO: Berthony Etienne

ORIENTADOR: Luiz Geraldo Silva / Marcos Gonçalves

BANCA: Profa. Dra. Bruna Marina Portela (MAE-UFPR) e Profa. Dra. Priscila de Lima Souza (DEHIS-UFPR).

Dia 27/06 (quinta-feira) às 19 horas – sala 612

TÍTULO: “Currais do governo’: as políticas de isolamento de migrantes nas secas e seus vestígios de memória em Senador Pompeu-CE na primeira metade do século XX”.

ALUNA: Viviane Barbosa Pereira

ORIENTADOR: José Roberto Portella

BANCA: Antonio Cesar Almeida Santos (DEHIS) e Renato Lopes Leite (DEHIS).

Dia 28/06 (sexta-feira) às 18 horas – sala 612

TÍTULO: “François Simiand, sujeito e objeto: quando sociologia, economia e história se encontram à luz dos Annales (1928-1938)”

ALUNA: Milena Carolina Ribeiro

ORIENTADOR: Rafael Faraco Benthien