Curso de Graduação em História – Bacharelado e Licenciatura

O Curso de História da UFPR foi criado em 1938 e reconhecido pelo Decreto 5756 de 04 de julho de 1940. Orienta-se por dois objetivos principais: fomentar a interdisciplinaridade e dotar o estudante de um conhecimento plural no que concerne as diversas linhagens teóricas a partir das quais se pode compreender a história.

É um curso que busca dialogar e interpretar o seu tempo, procurando acompanhar as mudanças de sua área de conhecimento e da própria sociedade, o que se reflete na inserção no mercado de trabalho dos profissionais que forma.

O curso oferece à comunidade uma proposta de formação profissional em História condizente com o projeto de uma universidade pública e cidadã para o novo milênio, com conteúdo ético-humanista, plural e eclético, atenta às demandas sociais contemporâneas, capaz de qualificar o formando em História com conteúdos, competências e habilidades concernentes a sua área de conhecimento. Pretende-se igualmente que tal formação implique o desenvolvimento das potencialidades do estudante no sentido da reflexão intelectual autônoma, da formação qualificada e das práticas essenciais ao ensino, pesquisa, produção e divulgação do conhecimento histórico.

Para os estudantes que ingressaram no Curso até o ano de 2018, vigora o Currículo aprovado em 2011.

CURRÍCULO 2011

Em 2019 entra em vigor o novo currículo do Curso de História. Segundo este novo currículo, o estudante faz a inscrição no vestibular para o curso de História. Ao final do quarto semestre, é preciso fazer a opção entre o Bacharelado e a Licenciatura.

Quem opta pelo Bacharelado tem, nos dois anos seguintes, disciplinas que aprofundam diferentes temáticas históricas e a prática da pesquisa. O tempo mínimo de conclusão do Bacharelado é de 4 anos.

Quem opta pela Licenciatura tem a mesma formação para a pesquisa e estará também habilitado para exercer a docência em nível fundamental ou médio. O tempo mínimo para a conclusão da Licenciatura é de 4 anos e meio.

O profissional formado no curso, em Bacharelado ou Licenciatura, estará capacitado para realizar pesquisa; trabalhar em arquivos, bibliotecas, museus, meios de comunicação; formular e implementar projetos de preservação do patrimônio histórico-cultural; assessorar eventos e exposições.

CURRÍCULO 2019

Estrutura Administrativa