Café com História
04 maio 2021

Na noite de amanhã (05/05), às 19:30, o grupo PET História UFPR realizará uma nova edição do evento “Café com História”, tradicionalmente organizado com o intuito de promover espaços para a apresentação de pesquisas da área de História que dialogam ora com as temáticas exploradas nos projetos coletivos de pesquisa do grupo, ora com problemáticas sociais e historiográficas latentes à atualidade.

Com início às 19:30 e transmissão por meio do canal de Youtube do PET (https://youtube.com/channel/UCxUEx7dobCVQkYeSrFZgVZQ), o evento – intitulado “Imigrantes Caribenhos Negros no Brasil: um Século de História Marginal” – terá como palestrante Elaine Pereira Rocha, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo e discente da University of West Indies, situada na ilha caribenha de Barbados. Responsável por pesquisas acerca das temáticas de História das Mulheres, História dos Negros, e dos tensionamentos em relações de gênero e raça na América Latina, tendo colaborado com obras como “Mosaico: A Construção de Identidades na Diáspora Africana” e “Mundos do trabalho e dos trabalhadores: experiências e vivências no Brasil e no Caribe”, a pesquisadora abordará o processo de migração de afrocaribenhos ao Brasil, sucedido nas decadas iniciais do século XX.

A partir de tal questão, buscará evidenciar, para além das motivações e dificuldades migratórias, a gritante invisibilização sofrida por essas narrativas de diáspora, de modo a delinear o branqueamento histórico ao qual as trajetórias de passado do Brasil foram submetidas e a suscitar reflexões críticas acerca do racismo constitutivo das políticas historiográficas nacionais, predominantemente exaltadoras das narrativas de imigração europeia ao país.

Assim como as demais atividades extensionistas promovidas pelo grupo, a transmissão contará com emissão de certificados, gerados mediante o preenchimento de um formulário de confirmação de presença, que será liberado na segunda metade da mesa. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeueZ8LTDrf3nyqaYU3DOKlGkrlnaxejibc3Im1HtNsROwB_w/viewform?usp=sf_link.