II Colóquio Imagens de Traumas – 27 e 28 de outubro de 2021 na UFPR
O quê? II Colóquio Imagens de Traumas
Quando? 27 e 28 de outubro de 2021
Onde? no Canal da AMENA no youtube [www.youtube.com/c/AMENAUFPR]

O II Colóquio Imagens de Traumas dá continuidade aos debates iniciados pelo grupo de estudos que se formou em 2016, com o objetivo de mapear e analisar documentos visuais, audiovisuais e literários relacionados às mais variadas experiências sociais traumáticas, tais como violência urbana, massacres, genocídios, torturas e escravidão. O grupo, que envolve pesquisadores do Brasil e da Espanha, parte da convicção de que a produção ficcional contribui para a elaboração de uma memória (testemunhal, crítica, irônica ou melancólica) sobre os acontecimentos históricos considerados traumáticos. Nesse sentido, em 2018 foi realizado o I Colóquio Imagens de Traumas, na UFPR, com participantes de várias instituições nacionais, no qual discutiu-se as potências da arte e da mídia como trabalho de resistência e de elaboração de memórias traumáticas.

Em 2021, em sua segunda edição, o II Colóquio Imagens de Traumas possui abrangência internacional, com convidados da Universidade de Valência (Espanha) e da Universidade Nacional de Comahue (Argentina), além de IES e centros de pesquisa brasileiros, e pretende avançar nas reflexões sobre a ficção e a memória do trauma, pontuando as múltiplas temporalidades que se entrelaçam na edificação dessas memórias.

Coordenação: Professores Clóvis Gruner e Rosane Kaminski

Promoção: Grupo de estudos Imagens de Traumas e Linha de Pesquisa Arte, Memória e Narrativa – PPGHIS-UFPR

Apoio: Grupo NAVIS

OBS: Serão emitidas declarações de participação aos inscritos que comprovarem presença durante a realização do evento pelo chat do youtube, em no mínimo 3 sessões.

Área de anexos