Nota do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná
02 agosto 2017

O Departamento de História da UFPR, por meio de seu corpo docente, manifesta sua irrestrita solidariedade aos professores, estudantes, funcionários, trabalhadores terceirizados e toda a comunidade da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, que há meses se ressentem da gravíssima situação em que se encontra a instituição. Os sistemáticos atrasos de salários e a mais completa falta de estrutura para assegurar o seu funcionamento, recentemente obrigaram a gestão da Universidade a suspender, por tempo indeterminado, o ano letivo de 2017. Uma medida que revela as circunstâncias vergonhosas em que se encontra uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela sua excelência. Embora extrema, entendemos também que a situação da UERJ não é um caso isolado. O desmonte ora em curso da Universidade pública, nas esferas federal e estaduais – como o que vem sendo perpetrado também no estado do Paraná pelo governo Beto Richa –, é parte de um projeto político e econômico que atenta contra os interesses de uma sociedade comprometida efetivamente com a democracia e a justiça social. A defesa da Universidade pública e da educação como um direito é um princípio ao qual não renunciaremos.

Curitiba, 02 de agosto de 2017.