Núcleos e Grupos de Pesquisa

Os Professores do Departamento de História da UFPR são formadores e/ou vinculados a diversos Núcleos e Grupos de Pesquisa existentes no País e no Exterior. Tais vínculos possibilitam a eles e a seus orientandos a inserção em diferentes meios acadêmicos de produção intelectual, os quais se materializam, mormente, em empreendimentos coletivos de pesquisa, eventos científicos e publicações.

Grupo de Pesquisa Espaço e Sociabilidades

Grupo cadastrado no CNPq congrega Professores e Alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR em torno de temas atinentes aos grupos de sociabilidades e seus espaços sociais. Para maiores informações, clique aqui.

Grupo de Pesquisa Formação da Nação e do Estado Nacional Brasileiros

Reúne professores de Universidades dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Rio Grande do Sul em torno do tema da formação da Nação e do Estado no Brasil. Possui website próprio [clique aqui], bem como dispõe de uma Revista eletrônica: Almanack Braziliense.

Grupo de Pesquisa Cultura e Poder

Grupo cadastrado no CNPq congrega Professores e Alunos do Programa de Pós-Graduação em História da UFPR que desenvolvem suas atividades de pesquisa junto a linha “Cultura e Poder”. Para maiores informações, clique aqui .

Grupo de Pesquisa Poder e Sociedade na Península Ibérica Tardo-antiga e Medieval

Grupo cadastrado no CNPq, conta com a participação de Professores e alunos vinculados à Universidades brasileiras (UFPR; PUC Pr; UFES; USP) e estrangeiras (Universidad de Salamanca; Universidad de Cordoba (Argentina); Universidad Adolfo Ibañez (Chile) ) que desenvolvem pesquisas sobre a Península Ibérica no recorte cronológico entre os séculos VI a XV. Para maiores informações, clique aqui .

Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEM)

Núcleo vinculado ao Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPR e ao Departamento de História da UFPR, conta com a participação de Professores de várias Universidades brasileiras, sul-americanas e européias que desenvolvem suas pesquisas relativas ao âmbito do mundo mediterrânico desde a época clássica, passando pelos períodos medieval, moderno e contemporâneo. Possuí website próprio [clique aqui ].

Grupo de Pesquisa Demografia & História

Reúne professores e alunos de Universidades dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pará, com o objetivo de desenvolver projeto de caráter interdisciplinar com vistas a salvar a memória demográfica do Brasil, na consideração de uma geografia e história dos regimes demográficos brasileiros. Para maiores informações, clique aqui..

Núcleo Estudos Estratégicos (NEA)

O Núcleo de Estudos Estratégicos, órgão complementar da Universidade Estadual de Campinas, tem por objetivos: a realização de estudos de natureza interdisciplinar; a participação sistemática no debate acadêmico nacional; e a divulgação de conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento da Estratégia. Áreas de Estudo: Estratégia Teórica Contemporânea, História da Guerra, Política e Estratégia de Defesa, Forças Armadas e Estado, e Arqueologia. Para maiores informações, clique aqui .

Centro do Pensamento Antigo (CPA)

O CPA foi criado oficialmente em 1995, como centro de pesquisa integrado ao Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Possui duas áreas de pesquisa centrais: História da Filosofia Antiga (com ênfase em Platão e Platonismo) e História Antiga (com ênfase na civilização greco-romana). Nestes dez anos de existência, o CPA realizou sete colóquios com participação de pesquisadores de diversas universidades brasileiras e do exterior, organizou sistematicamente ciclos de seminários ao nível de pós-graduação, mini-cursos, palestras e conferências. Publica semestralmente o Boletim do CPA. Para maiores informações, clique aqui

Centro de Documentação e Pesquisa de História dos Domínios Portugueses (CEDOPE)

Grupo pesquisa cadastrado no CNPq, constituído por professores e alunos de Graduação e Pós-Graduação da UFPR e de outras instituições, interessados na temática da expansão portuguesa entre os séculos XV e XIX. É constituído por duas linhas de pesquisa:
A. Formação da sociedade paranaense: população, administração, espaços de sociabilidade (1648-1853); B. O Império colonial português: ciência, administração e território (séculos XV – XIX). Para maiores informações, clique aqui .

Grupo de Pesquisa Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadores medievalistas dedicam-se a construir uma página eletrônica com lista de discussão e exposição de trabalhos, além de promover eventos e palestras nas áreas de História Antiga e História Medieval. Para maiores informações, clique aqui .

Teoria, História e Historiografia

Criado em 2003 e agrupando professores de diferentes universidades, esse grupo visa refletir aspectos metodológicos  e epistemológicos da disciplina história. Para maiores informações, clique aqui .

Groupe de Recherche sur les Études Interdisciplinares

Grupo sediado na Universidade de Franche Comté, Besançon, França, reúne pesquisadores das áreas de Letras (Literatura) e de Ciências Humanas voltados para os estudos culturais. Propõe-se trabalhar noções comuns como ‘transferências conceituais e metodológicas’. Para maiores informações, clique aqui.

Companhia das Índias – Núcleo de História Moderna e Colonial

Reúne pesquisadores, pós-graduandos e graduandos voltados para o estudo dos tempos modernos, com ênfase nos países ibéricos e seus estabelecimentos ultramarinos. Sediado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense, o congrega professores de várias instituições brasileiras e portuguesas. Para maiores informações, clique aqui .

Centro para el Estudio de la Interdependencia Provincial en la Antigüedad Clasica (CEIPAC)

O grupo CEIPAC foi criado em 1989, e hoje em dia possui o maior banco de dados on-line sobre epigrafia anfórica. O grupo, internacionalmente reconhecido, conta com o apoio de diferentes Universidades como as de Lisboa (Portugal), Campinas (Brasil), Sousse (Túnez), La Sapienza (Roma), München (Alemanha), Southampon (Inglaterra), entre muitas outras. A finalidade do grupo consiste em estudar aspectos econômicos e sociais do mundo clássico, em específico as interações de interdependência dos poderes político e econômico. Para maiores informações, clique aqui .

Núcleo de Estudos de Gênero

Núcleo cadastrado no CNPq que agrega professoras(es) do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, bem como estudantes de graduação e pós-graduação. Tem como objetivo estimular pesquisas e atividades de extensão sobre os estudos de gênero. Para maiores informações, clique aqui .