NOTICIAS

23 junho 2014

Acesse o Edital do Processo Seletivo 2014/2015
 Seleção PPGHIS/UFPR 

Para se inscrever acesse aqui

Pagamento da inscrição acesse aqui

 

COMUNICADO: A Linha de Pesquisa Arte Memória e Narrativa está em processo de aprovação pela Capes. A vinculação dos alunos já participantes do Programa e dos inscritos na Seleção se dará, a partir da aprovação, a esta Linha ou a outras Linhas do PPGHIS.



11 junho 2014

Manifesto da Professora Doutora Ana Paula Vosne Martins em resposta aos acontecimentos do dia 09/06/2014.

Porque me sinto uma pessoa anacrônica - clique aqui para ler o manifesto.


13 maio 2014

No dia 16 de abril o PPGHIS entregou o Diploma de Doutor em História da UFPR à família do nosso saudoso aluno Daniel Arpelau Orta, que faleceu em junho de 2013, meses antes de defender sua tese.A seção de entrega, realizada no Departamento de História da UFPR, na sala Prof. Carlos Antunes, foi presidida por sua orientadora, Profa. Fatima Regina Fernandes Frighetto  e participaram da homenagem à família do Daniel, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Prof. Edilson Silveira, a Coordenadora dos  Programas de Mestrado e Doutorado – Stricto sensu – da UFPR, Profa. Vania Aparecida Vicente, vários professores do PPGHIS e muitos amigos. A tese do Daniel Orta está disponível no banco de Teses do PPGHIS e tem como título: Novos ramos de velho tronco. Relações de poder na Península Ibérica e no norte de África a partir da escrita cronística e chancelar (séc. XV).

05 abril 2014

O Programa “Em Tese”, realizado pela TVUFPR e que foi ao ar no último dia 19 de março, entrevistou a professora Marcella Lopes Guimarães e o professor Renan Frighetto sobre o livro Por São Jorge! Por São Tiago! Batalhas e narrativas ibéricas medievais, publicado em 2013 pela Ed. da UFPR. A professora Fátima Regina Fernandes também participa da publicação.

Confira a entrevista


05 abril 2014

Sergio Odilin

O professor Sérgio Odilon Nadalin foi homenageado com a Ordem Estadual do Pinheiro, outorgada pelo Governo do Paraná. A cerimônia oficial ocorreu no dia 19 de dezembro de 2013. Recebem este reconhecimento personalidades que atuam no desenvolvimento econômico e social do Paraná, ligadas às áreas da ciência, artes, religião, política, economia e  administração pública.


05 abril 2014

O professor Magnus Roberto de Mello Pereira e a historiadora Ana Lúcia Rocha Barbalho da Cruz, doutora pelo PPGHIS, foram os vencedores do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica na edição de 2013. Os pesquisadores são integrantes do CEDOPE ( Centro de Documentação e Pesquisa de história dos Domínios Portugueses) e vão desenvolver o projeto “O Conhecimento Científico do Mundo Português, no Século XVIII”. Este prêmio garante as melhores condições para a realização do projeto e os conhecimentos gerados são consolidados em um livro de arte, distribuído a bibliotecas e outras entidades ligadas à cultura no Brasil e no exterior.


+ ver todas as notícias