Linha de Pesquisa Cultura e Poder
Professor Permanente
foto pedro plazaA sua primeira formação em história e artes aconteceu já durante o ensino médio, na área teatral, quando realizou também trabalhos em vídeo e de coordenação de pesquisa para espetáculos. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás, direcionando os seus interesses para o estudo e pesquisa do cinema brasileiro, especialmente com a análise de filmes contemporâneos. O mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense versou sobre a questão do realismo no cinema brasileiro do final do século XX. O  doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo foi o momento de aprendizado sobre o período moderno do cinema e sobre a questão da pesquisa em acervos audiovisuais. Para tanto, trabalhou  voluntariamente no projeto de descrição analítica do Arquivo de Paulo Emilio Salles Gomes, na Cinemateca Brasileira. Esta etapa  de convivência e pesquisa no mais importante arquivo cinematográfico brasileiro foi decisiva para pautar a atual discussão sobre a crítica e a estética do cinema brasileiro moderno. A experiência de professor no ensino superior começou com o estágio docência na Universidade Federal Fluminense e se desdobrou em um período de dois anos como professor substituto na Universidade Federal de Goiás. Também foi professor substituto por dois anos no curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná. Atua em pesquisas com ênfase em análise fílmica, análise da crítica cinematográfica e estudos do cinema, principalmente na área de história e estética cinematográfica. Coordenou o projeto de extensão “Experiência do olhar”, junto ao programa Universidade sem Fronteiras, entre 2008 e 2010, na Faculdade de Artes do Paraná.  É membro do conselho editorial da Revista Contracampo.”