O Laboratório de Neuropsicologia (Labneuro) do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (DEPSI-UFPR) foi fundado em 1999 pelo Prof. Dr. Edígio Romanelli, sendo o primeiro laboratório de neuropsicologia do Estado do Paraná. Atualmente o Labneuro localiza-se no campus central da UFPR, atendendo diariamente crianças, adolescentes, adultos e idosos, com objetivo de diagnóstico e intervenção em quadros de problemas neurológicos e/ou comportamentais.

Objetivos

Proporcionar a alunos do curso de Psicologia da UFPR e demais interessados o desenvolvimento e a aprendizagem teórico-prática na área da Neuropsicologia, oportunizando a produção científica da área em forma de pesquisa, ensino e extensão, ao mesmo tempo oferecendo à comunidade (crianças, adolescentes, adultos e idosos) a opção do atendimento neuropsicológico gratuito. Além de formar um vínculo de atividade científica com outras instituições e outros profissionais da saúde, gerando capacitação dos sujeitos envolvidos assim como o desenvolvimento do conhecimento neuropsicológico.

Justificativa

A neuropsicologia é uma moderna área de conhecimento inserida nas neurociências. É definida como o campo científico que relaciona comportamento e funcionamento cerebral.  O conhecimento do cérebro tornou-se objetivo primordial para muitos países do mundo, já que podem sustentar práticas que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida de pacientes com comprometimento cerebral que possam se beneficiar da prática da avaliação neuropsicológica e do processo de reorganização cognitiva.

Atividades

Avaliação Neuropsicológica:
Realização de estudos práticos com fins de auxílio ao diagnóstico diferencial e/ou direção de tratamento, nos quais se utilizam materiais qualitativos e quantitativos de testagem, alguns emprestados da psicometria e outros próprios da área.

Reabilitação Neuropsicológica:
Desenvolvimento de planos de reorganização das funções mentais superiores através de estimulação e treinamento (dependentes da plasticidade cerebral), modificações de ambiente e rotina, orientação de aos familiares e cuidadores.

Interdisciplinaridade

A neuropsicológica pode ser instrumentalmente útil em diversas situações e ambientes profissionais e visa sempre o favorecimento da interdisciplinaridade entre as mais variadas áreas da saúde, a fim de construir uma  prática consistente e completa. Uma gama bastante diversificada de áreas e profissionais atuam e desenvolvem conhecimento dentro da neuropsicologia, são elas: neurologia, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicopedagogia, entre outras.