Histórico

O Curso de Letras começou a funcionar em 1938, na antiga Faculdade de Filosofia,  Ciências e Letras do Paraná, que mais tarde viria a ser incorporada à UFPR. O Curso foi reconhecido pelo Decreto Lei nº 10.908, de 30 de novembro de 1942. Está entre os mais antigos cursos de Letras do Brasil e é o mais antigo do Paraná.

Atualmente o curso de letras são vários. Ele é composto por 54 habilitações. Os cursos disponíveis são: português, francês, inglês, alemão, polonês, italiano, espanhol, japonês, latim e grego. O aluno pode cursar licenciatura (que prepara para a carreira de professor), ou bacharelado (nas suas três ênfases: linguística, literatura e tradução).

Nós propomos Uma educação pela pedra: por lições; para aprender da pedra, frequentá-la; captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas). A lição de moral, sua resistência fria ao que flui e a fluir, a ser maleada; a de poética, sua carnadura concreta; a de economia, seu adensar-se compacta: lições da pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la. João Cabral de Melo Neto.