Acesso rápido

Calendário Acadêmico 2019 (Resolução nº 64/18-CEPE)

Datas-2019 Eventos importantes
 18/02/2019 Início das aulas para o 1º semestre letivo.
 22/02/2019 Prazo final para solicitar exame de adiantamento de disciplina.
 14 e 15/03/2019 Matrícula em disciplinas isoladas e eletivas.
 12/04/2019 Prazo final para solicitar cancelamento de matrícula em disciplina.
   
 12/04/2019 Prazo final para solicitar trancamento de curso.
 17/05/2019 Prazo final para solicitar permanência para o próximo semestre.
 24/05/2019 Prazo final para solicitar exame de aproveitamento de disciplina.
 22/06/2019  Último dia letivo do 1º semestre 
27/06 a 03/07/2018 Exames Finais.
   

 ** FORMULÁRIOS, clique aqui **

 Não perca o prazo! Saiba o que solicitar e onde solicitar:

Matrícula: em hipótese alguma os alunos de Cursos regulares da UFPR podem deixar de fazer a matrícula, seja no período da matrícula online pelo Portal do Aluno, seja nos Ajustes de Matrícula. Alunos sem matrícula são automaticamente desligados da UFPR, nos termos do artigo da Resolução 37/97-CEPE.

Cancelamento de Matrícula: quando o aluno, por qualquer motivo, não puder mais cursar uma disciplina, ele pode cancelar sua matrícula nela. O aluno pode cancelar somente uma vez cada disciplina e deve fazer a solicitação na Coordenação do Curso, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. O formulário para cancelamento encontra-se AQUI.

Trancamento de Curso: o aluno pode trancar o seu curso até 3 vezes. A cada trancamento, pode-se trancar o curso por até 2 semestres. O primeiro trancamento é dado ao aluno que possua crédito (ou seja, pelo menos uma disciplina cursada com aprovação). Por esse motivo, os alunos do 1º período não podem pedir trancamento (ainda não possuem crédito), nem alunos de outros períodos que não tenham tido aprovação em pelo menos uma disciplina. Deve ser solicitado na Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. O formulário para Trancamento de Curso encontra-se AQUI.

É importante que se observe a diferença entre o cancelamento de matrícula (na disciplina) e o trancamento de curso (o curso todo durante o semestre).

Exercícios domiciliares: Alunos amparados pelo Decreto-lei 1.044, de 21.10.69, e alunas gestantes, amparadas pela Lei 6.202, de 17.04.75, podem solicitar exercícios domiciliares, nos termos dos artigos 84 e 85 da resolução 37/97-CEPE. A solicitação deve ser preenchida e entregue na Coordenação do Curso em até 5 dias úteis a partir do início do impedimento, pelo aluno ou seu representante. O formulário para alunos atendidos pelo Decreto-lei 1.044 encontra-se AQUI. O formulário para alunas gestantes encontra-se AQUI.

FORMULÁRIOS:
Requerimento Geral
Mudança de habilitação
Permanência
Exercícios domiciliares para Gestantes
Exercícios domiciliares
Trancamento de Curso
Cancelamento de matrícula

Dispensa de pré-requisito e correquisito:  (Res. 63/10-CEPE) Art. 1º Delegar aos colegiados de curso, ouvidos os respectivos departamentos, a competência para a análise e o julgamento dos pedidos de dispensa de pré-requisito e co-requisito de disciplinas, vedada a decisão “ad referendum”. Parágrafo único. Os pedidos referentes ao caput deste artigo deverão ser protocolados pelos requerentes diretamente na coordenação do curso. Preencher solicitação na coordenação do Curso de Letras.

Equivalência: Resolução 92/13 Art. 4º Entende-se por equivalência em disciplina junto ao registro ativo do aluno na UFPR, a isenção da obrigatoriedade de cursar uma disciplina por haver sido aprovado em disciplina com conteúdo programático idêntico ou semelhante ou de conteúdo relevante para a formação profissional, cursada em outro registro, currículo, curso ou instituição. Art. 5º A solicitação de equivalência de disciplinas deverá ser protocolada uma única vez por ocasião do ingresso na UFPR e, quando for o caso, no retorno de intercâmbio na coordenação do
curso ao qual o aluno pertence. Art. 6º O processo será analisado pelo colegiado do curso, ouvidos, quando necessário, os departamentos envolvidos. Preencher solicitação na coordenação do Curso de Letras.

Enquadramento: é destinado apenas aos calouros aprovados no vestibular, Reuni ou PROVAR do ano vigente e que tenham algum conhecimento em Línguas Estrangeiras Modernas (alemão, polonês, espanhol, francês, inglês, italiano e japonês) do curso em que está matriculado. O enquadramento é uma prova geral para indicar em qual disciplina o aluno se encaixará no semestre vigente. Para aprovação de disciplinas, o aluno deverá ter nota mínima de 70,0. Preencher solicitação na coordenação do Curso de Letras.

Adiantamento de Conhecimento: Resolução 92/13 CEPE Art. 13 Entende-se por adiantamento de conhecimento a atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta). Art. 14 Os exames de adiantamento de conhecimento deverão ocorrer por solicitação fundamentada do aluno ao colegiado de curso. § 1º A solicitação deverá ser acompanhada de documentos comprobatórios ou constituir-se de uma solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento de conteúdo. § 2º A análise pelo colegiado da solicitação circunstanciada deverá considerar, isolada ou conjuntamente: I- O fato de o aluno ter extraordinário aproveitamento nos estudos ou altas habilidades ou superdotação; II- As competências profissionais anteriormente desenvolvidas ou adquiridas no trabalho; III- Os conhecimentos adquiridos em outros cursos; IV- As atividades acadêmicas, artísticas ou culturais desenvolvidas anteriormente e que tem relação com os objetivos da disciplina e com o perfil profissional do egresso conforme o Projeto Pedagógico do Curso. V-O fato de ter cursado uma disciplina similar em outro registro acadêmico, curso ou instituição. Art. 16 Não será permitido o adiantamento de conhecimento a aluno regularmente matriculado na disciplina no mesmo período, exceto nos cursos que aplicam o exame de adiantamento de conhecimento para o enquadramento no semestre/ano de alunos ingressantes na UFPR. Art. 17 Os prazos para a solicitação, encaminhamento pela Coordenação de Curso e de realização dos exames de adiantamento de conhecimento serão definidos no calendário acadêmico. Art. 18 Não se aplica o exame de adiantamento de conhecimento às disciplinas de Estágio, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto e, excepcionalmente, outras disciplinas estabelecidas pelo colegiado de curso e constantes no Projeto Pedagógico do Curso. Parágrafo único. É vedada a proibição de todas as disciplinas que compõem a grade de disciplinas obrigatórias. Art. 19 A aprovação em determinada disciplina, mediante adiantamento de conhecimento, não isenta o aluno de cursar o(s) respectivo(s) pré-requisito(s) ou de submeter-se a exames de adiantamento de conhecimento no(s) mesmo(s). Abrir processo na Coordenação com formulário próprio do NAA/PROGRAD, especificando para qual disciplina deseja solicitar adiantamento.

Aproveitamento de Conhecimento: Resolução 92/13 CEPE Art. 20 Entende-se por aproveitamento de conhecimento a atribuição de nota em disciplina da UFPR em que o aluno comprove domínio de conhecimento de conteúdo através da aprovação em exame, com nota igual ou superior a 50 (cinquenta). Art. 21 Terá direito a exames de aproveitamento de conhecimento o aluno que tenha sido reprovado na disciplina, pelo menos uma vez, somente por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%. Art. 22 O aluno poderá solicitar no máximo dois exames de aproveitamento de conhecimento por período acadêmico (semestre/ano). Art. 23 O aluno poderá solicitar uma única vez exame de aproveitamento de conhecimento em uma mesma disciplina. Art. 24 Não será permitida a solicitação de exame de aproveitamento de conhecimento por um aluno regularmente matriculado na disciplina no mesmo período. Art. 25 O pedido de aproveitamento de conhecimento é um direito do aluno e não um dever, sendo-lhe facultada matrícula normal na disciplina. Art. 26 Os prazos para solicitação, encaminhamento pelas coordenações de curso e realização dos exames pelos departamentos responsáveis pelas disciplinas, serão definidos no calendário acadêmico. Art. 27 Não se aplica o exame de aproveitamento de conhecimento às disciplinas de Estágio, Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso, Projeto e, excepcionalmente, outras disciplinas estabelecidas pelo colegiado de curso e constantes no Projeto Pedagógico do Curso. Parágrafo único. É vedada a proibição de todas as disciplinas que compõem a grade de disciplinas obrigatórias. Art. 28. O aproveitamento de conhecimento somente poderá ser concedido em relação às disciplinas que visem à integralização do curso de graduação na UFPR ao qual o aluno a ser avaliado esteja vinculado. Art. 29 É expressamente vedado o exame de aproveitamento de conhecimento das disciplinas cursadas como eletivas ou disciplinas isoladas. Art. 30 A aprovação em determinada disciplina, mediante aproveitamento de conhecimento, não isenta o aluno de cursar o(s) respectivo(s) pré-requisito(s). Art. 31 A ausência não justificada ou a não realização pelo aluno do exame de aproveitamento de conhecimento implicará em reprovação (com atribuição de nota zero) e compete ao departamento cadastrar essa informação no sistema de controle acadêmico. §1º São considerados impedimento do aluno para justificar a ausência do exame de aproveitamento de conhecimento os mesmo casos e condições definidos para a segunda chamada conforme estabelecido nas normativas da UFPR. §2º Outros casos e condições aparados por motivo de força maior poderão ser decididos pela autoridade competente de que trata o caput desse artigo. §3º Deferido o pedido de justificativa de ausência, o departamento não cadastrará a reprovação. §4º Nos exames de aproveitamento de conhecimento, não haverá segunda chamada. Abrir processo na Coordenação com formulário próprio do NAA/PROGRAD, especificando para qual disciplina deseja solicitar aproveitamento.