Matrículas

Matrícula

(tutorial em https://www.youtube.com/watch?v=I0A9_WlXzms&feature=youtu.be)

Após acessar o SIGA, no menu lateral à esquerda da tela clique em disciplinas, solicitar matrícula e realize sua matrícula.

A novidade é que, no SIGA, todos os alunos vão enxergar todas as disciplinas (exceto aquelas para as quais o aluno não tem pré-requisito cursado e aquelas que não fazem parte de seu currículo), inclusive as do contraturno, e poderão pedir matrícula nelas. Contudo, como vocês já sabem, matrícula solicitada NÃO é matrícula feita. As matrículas serão feitas seguindo a prioridade estipulada pela própria Universidade:

  1. alunos do turno da turma
  2. alunos periodizados
  3. alunos em jubilamento
  4. alunos reprovados por nota
  5. alunos atrasados

O desempate acontece por número de semestres cursados (NSC) e IRA.

IMPORTANTE: No SIGA, você consegue acompanhar sua posição na lista de matrículas. Como o sistema segue a ordem de prioridade nas matrículas, você pode acompanhar em tempo real sua posição na lista, na coluna “Turmas solicitadas”. Por isso, o ideal é que verifique novamente este campo quando estiver próximo do fim do período de matrículas, pois se você vir que está numa posição além da quantidade de vagas na turma, pode optar por excluir aquela solicitação e incluir outra disciplina no lugar, por exemplo, ou fazer como achar melhor.

Após o período de processamento, você precisa verificar as disciplinas em que está matriculado, pois pode não ter conseguido a vaga por algum motivo. A verificação é feita no menu lateral esquerdo, clicando em disciplinas – solicitação/ajuste matrícula. No canto direito clique na aba “turmas matriculadas”.

 

Solicitando ajuste on-line (funcionalidade não disponível no período especial/ERE)

Após verificar as turmas em que foi matriculado, você pode solicitar matrícula em mais alguma disciplina em que ainda haja vagas disponíveis, seguindo os mesmos passos para a solicitação de matrícula. Para verificar se você conseguiu a vaga terá que aguardar o final do período de  ajuste, podendo também acompanhar sua posição na lista, como no período de matrículas.