Notícias

Novo sistema para alunos e Coordenações de Cursos da UFPR – SIGA

 

Prezados(as) alunos(as),

a UFPR passa agora a utilizar, para todos os cursos, o SIGA – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, em substituição ao SIE.

Assim sendo, vocês não utilizarão mais o Portal do Aluno, e sim a página do SIGA. 

 

https://www.prppg.ufpr.br/siga/

 

A Coordenação estará à disposição de vocês para dar o suporte necessário para a utilização do sistema e tirar dúvidas referentes ao mesmo. Para nós, da Coordenação, o sistema também é uma novidade, por isso contamos com a compreensão e paciência de todos(as). O curso de Letras é o mais complexo da Universidade para esta transição, o que certamente, em um primeiro momento vai gerar dúvidas, tanto da parte de vocês, alunos(as), quanto da Coordenação e da própria equipe do SIGA, que está trabalhando para atender nosso curso da melhor forma possível. 

Caso tenham quaisquer dúvidas e problemas com o sistema, entrem em contato conosco em clet@ufpr.br que daremos retorno o mais rápido possível. 

 

Os tutoriais de acesso ao SIGA e utilização de suas funcionalidades (inclusive solicitação de matrículas) estão em

https://ufpraberta.ufpr.br/course/view.php?id=9&section=1

Pedimos que, por gentileza, assistam os tutoriais e acessem todas as informações necessárias na UFPR Aberta, pois certamente lá conseguirão esclarecer muitas dúvidas sobre a utilização do sistema.

 

Para fazer o login, utilizar o CPF e senha. Estrangeiros deverão utilizar o número do passaporte no lugar do CPF.

No primeiro acesso, clique em “esqueceu/não sabe seu login e senha” para cadastro de nova senha. O e-mail utilizado deve ser aquele do seu cadastro na UFPR, não necessariamente seu e-mail @ufpr. Caso não receba a mensagem de cadastro de senha, mande e-mail para a Coordenação solicitando a alteração de seu cadastro.

 

Mais detalhes sobre o acesso ao SIGA em: 

https://www.youtube.com/watch?v=2B4IsrSgaKA&feature=youtu.be

 

Matrícula

(tutorial em https://www.youtube.com/watch?v=I0A9_WlXzms&feature=youtu.be)

Após acessar o SIGA, no menu lateral à esquerda da tela clique em disciplinas, solicitar matrícula e realize sua matrícula.

A novidade é que, no SIGA, todos os alunos vão enxergar todas as disciplinas (exceto aquelas para as quais o aluno não tem pré-requisito cursado e aquelas que não fazem parte de seu currículo), inclusive as do contraturno, e poderão pedir matrícula nelas. Contudo, como vocês já sabem, matrícula solicitada NÃO é matrícula feita. As matrículas serão feitas seguindo a prioridade estipulada pela própria Universidade:

  1. alunos do turno da turma
  2. alunos periodizados
  3. alunos em jubilamento
  4. alunos reprovados por nota
  5. alunos atrasados

O desempate acontece por número de semestres cursados (NSC) e IRA.

IMPORTANTE: No SIGA, você consegue acompanhar sua posição na lista de matrículas. Como o sistema segue a ordem de prioridade nas matrículas, você pode acompanhar em tempo real sua posição na lista, na coluna “Turmas solicitadas”. Por isso, o ideal é que verifique novamente este campo quando estiver próximo do fim do período de matrículas, pois se você vir que está numa posição além da quantidade de vagas na turma, pode optar por excluir aquela solicitação e incluir outra disciplina no lugar, por exemplo, ou fazer como achar melhor.

Após o período de processamento, você precisa verificar as disciplinas em que está matriculado, pois pode não ter conseguido a vaga por algum motivo. A verificação é feita no menu lateral esquerdo, clicando em disciplinas – solicitação/ajuste matrícula. No canto direito clique na aba “turmas matriculadas”.

 

Solicitando ajuste on-line (funcionalidade não disponível no período especial/ERE)

Após verificar as turmas em que foi matriculado, você pode solicitar matrícula em mais alguma disciplina em que ainda haja vagas disponíveis, seguindo os mesmos passos para a solicitação de matrícula. Para verificar se você conseguiu a vaga terá que aguardar o final do período de  ajuste, podendo também acompanhar sua posição na lista, como no período de matrículas.

 

Outras mudanças:

Pedidos de equivalência, adiantamento de conhecimento, aproveitamento de conhecimento, cancelamento de disciplina, matrícula em disciplinas eletivas, trancamento e destrancamento do curso agora deverão ser solicitados através do SIGA. 

Estamos confiantes de que o SIGA será uma ferramenta de muito mais autonomia para os alunos e contamos com a colaboração de todos na utilização da mesma. 

Ficamos à disposição para todo o suporte que se fizer necessário e para encaminhar eventuais dúvidas dos alunos à equipe responsável.

 

Atenciosamente,

Coordenação de Letras