Linhas de Pesquisa

ESTUDOS LATINOAMERICANOS

Análises dos países da América Latina, distribuídas em quatro eixos temáticos principais: 1) estudos sobre segurança regional; 2) estudos sobre processos de integração regionais; 3) análise comparada de processos políticos e da opinião pública dos países latino-americanos; 4) análise comparada das políticas externas dos principais países da América Latina.

ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS

Estudos sobre as instituições internacionais de vários tipos (tratados, organizações, regimes, convenções, redes etc.) constituem o objeto central desta linha de pesquisa. Como as diferentes perspectivas teóricas descrevem, explicam e valorizam o surgimento, crescimento e o desempenho das chamadas OIGs (Organizações Intergovernamentais).

POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA

Estudos sobre o desenvolvimento da Política Externa Brasileira desde a Independência, examinando suas principais etapas, mudanças e a sua relevância para o processo de desenvolvimento nacional. São analisados, também, os processos de formulação e execução da política exterior brasileira contemporânea, bem como o seu papel nas tentativas de inserção do país em uma economia crescentemente globalizada.

Uma resposta a Linhas de Pesquisa

  1. Gabriela Navarro disse:

    Boa tarde,

    Gostaria de saber quando abrirá o edital para inscrição como aluno ouvinte no segundo semestre de 2017.

    Muito obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *