RAI v.2, n.1 (2017)

EDITORIAL

A Revista de Análise Internacional foi pensada e elaborada tendo como foco estudantes de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais e áreas afins. Nesta segunda edição, nosso escopo e visibilidade tomaram maiores proporções. Isto se reflete nos objetos de estudo dos artigos aqui apresentados e também no alcance da revista que abrange contribuições de estudantes e pesquisadores da área de Relações Internacionais de outras instituições, além do NEPRI. Destacamos também, que houve alterações nas normas de submissão devido a demanda de autores por artigos que extrapolavam o limite de caracteres anteriormente estipulado. O primeiro artigo da segunda edição da Revista de Análise Internacional, de autoria de Bruno Trentini, aborda aspectos teóricos dos benefícios de uma instituição que tenha em vista questões concernentes aos aspectos energéticos europeus. Em conseguinte, Lucas Ramos versa sobre a evolução da participação chilena frente à Unasul. No terceiro artigo, Saphíria Shimizu nos apresenta a questão das ONGs japonesas e seu fator visto as crises migratórias globais. No quarto artigo da revista, Betina Sauter discute de maneira intrinsicamente teórica o conceito de política externa e interesses nacionais para compreender parcerias estratégicas no cenário internacional. Por fim, temos o artigo de Amanda Valente e Luiz Carlos Silva que retrata a influência do Minimanual do Guerrilheiro e sua influência perante grupos de guerrilha, sobretudo no Brasil e na Alemanha. Por fim, renovamos nosso compromisso de constituir-se enquanto um veículo facilitador, propondo a integração da área de Relações Internacionais com demais áreas afins. Além de contribuir para um ambiente democrático, que pretende estimular a melhoria da qualidade acadêmica no âmbito da graduação.

Felipe Florencio

Editor Executivo

Premissas teóricas para a construção de uma União Energética Europeia
Bruno Rafael Maciel Trentini

A evolução da participação chilena na UNASUL e no Conselho de Defesa SulAmericano (2008–2014)
Lucas de Oliveira Ramos
   PDF

A importância de indivíduos e ONGs japonesas na proteção de refugiados frente à omissão do estado
Saphíria Aoi Shimizu

Política Externa e Interesse Nacional: a Parceria Estratégica nas Relações do Sistema Internacional
Betina Thomaz Sauter
  PDF

Como o Minimanual do Guerrilheiro Urbano foi utilizado pelas guerrilhas urbanas ALN e Baader Meinhof e sua influência para os grupos durante sua atuação
Amanda Matos Valente, Luiz Carlos Vieira da Silva

Os comentários estão encerrados.