Apresentação

O NUPET – Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná é um espaço destinado à reflexão, experimentação, aplicação e ampliação do estudo da relação homem-educação-trabalho. Fundado em 1998 como Laboratório do Trabalho ampliou sua atuação transformando-se em Laboratório de Psicologia, Educação e Trabalho em 2001. Dadas as proporções de suas ações, transformou-se em Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho em 2004. Sua existência histórica justifica-se pela busca do desenvolvimento de práticas interdisciplinares que congreguem a participação de professores, pesquisadores, estagiários e alunos (graduação e pós-graduação) de psicologia e áreas afins, visando o desenvolvimento de competências pessoais, interpessoais, profissionais e científicas que possibilitem uma análise crítica das demandas que se apresentam para a investigação e intervenção da psicologia.

Coordenadores:

Yara Bulgacov (1998-2002)

Miriam A. G. S. Pan (2003-2010)

Norma da Luz Ferrarini (2010-2011)

Objetivos

O NUPET visa produzir e integrar a leitura e a ação interdisciplinar entre diferentes áreas de conhecimento da Universidade, perseguindo os seguintes objetivos:

Subsidiar teórica e tecnicamente demandas da graduação e pós-graduação em Psicologia, nas áreas da educação e do trabalho;

identificar junto à comunidade interna e externa necessidades em relação ao foco de atuação do psicólogo, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Desenvolver tecnologias a partir das demandas identificadas, promover e identificar grupos de apoio e estabelecer a ponte entre necessidades de formação e as demandas do mercado.