Docentes

O corpo docente do NUPET é composto por 9 professores vinculados ao DEPSI-UFPR, são eles:

Alexandre Dittrich

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de
Blumenau (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São
Carlos (2004). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal do
Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em História da
Psicologia e Teorias e Sistemas em Psicologia, atuando principalmente nos
seguintes temas: behaviorismo radical e análise do comportamento,
epistemologia da psicologia, história da psicologia, ética, política e
psicologia.

Elaine Cristina Schmitt Ragnini

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1999) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003), com ênfase em organizações. Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná e doutoranda no curso de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência na área de Teoria Crítica e Psicanálise, com ênfase em economia política do poder e práticas organizacionais, teoria crítica e práticas organizacionais em EPPEO, atuando principalmente nos seguintes temas: poder, trabalho e controle; subjetividade e trabalho; saúde mental e trabalho.

Graziela Lucchesi Rosa da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (2001), Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Escolar, Psicologia Histórico-Cultural, Formação Escolar do Trabalhador, Educação, Aprendizagem e Desenvolvimento Humanos.

João Henrique Rossler

Possui graduação em Psicologia  e doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná na área de Psicologia do Trabalho. Tem experiência na área de Psicologia Sócio-Histórica, com ênfase em estudos Marxistas em educação e trabalho, bem como processos subjetivos e instituições contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: as relações entre as esferas do trabalho, da educação e a Psicologia; mudanças no mundo do trabalho e a formação do novo indivíduo-trabalhador.

Luciana Albanese Valore

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Psicanálise e Psicologia Institucional, com ênfase em processos subjetivos e instituições contemporâneas, atuando principalmente nos seguintes temas: modos de subjetivação nas instituições contemporâneas; práticas educativas; escolha e formação profissional; orientação profissional; inclusão/exclusão escolar e profissional; evasão universitária e re-opção de curso; infância e adolescência; análise institucional do discurso.

Melissa Rodrigues de Almeida

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professora da Universidade Federal do Paraná, no Departamento de Psicologia. Tem experiência na área de docência e Psicologia e interesse nas questões de educação, trabalho, saúde mental e saúde pública, reforma psiquiátrica e luta antimanicomial, psicologia social.

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan

Possui graduação em Psicologia e Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980, 1985) e especialização em Educação Especial pela mesma universidade. Mestrado e Doutorado em Letras, com área de concentração em estudos lingüísticos, pela Universidade Federal do Paraná (1995, 2003), com pesquisa em letramento na deficiência mental (mestrado) e práticas de letramento e a produção subjetiva da normalidade/anormalidade nas instituições de ensino (doutorado). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná, onde coordena o Núcleo de Psicologia, Educação e Trabalho – NUPET. Tem experiência na área de Educação e Saúde, atuando nos seguintes temas: psicologia escolar e educacional; educação especial; educação inclusiva; psicologia da saúde, infância, subjetividade, práticas de letramento e instituições contemporâneas. Orienta seus estudos a partir da filosofia da linguagem, teorias discursivas, teoria crítica da cultura, psicologia histórico-cultural e estética literária. Líder do Grupo de pesquisa Psicologia, Educação e Trabalho do CNPq, coordenou a implantação do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná em 2008 e 2009.

Norma da Luz Ferrarini

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (1988). Formada em Psicologia pela Universidade Federal do rio de janeiro (1983). É professora adjunta do Departamento de Psicologia e ministra aulas no Curso de Psicologia e no Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Paraná. Adotando o referencial da Psicologia Sócio-Histórica, ministra disciplinas, supervisiona estágios e desenvolve projetos de pesquisa e de extensão nas áreas da Psicologia Social e da Psicologia Escolar e Educacional aplicada ao ensino superior. Vem pesquisando sobre temas referentes à formação universitária, tais como: as implicações da formação universitária na constituição do sujeito; a evasão universitária e propostas de intervenção na área da psicologia; as políticas e ações afirmativas: as cotas sociais e raciais na UFPR; o acesso e a permanência no ensino superior público; o perfil socioeconômico educacional dos estudantes da UFPR; a história do curso de Psicologia da UFPR.

Sidney Nilton de Oliveira

Formação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de
Santos, Formação e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Católica de
Santos, Mestrado em Metodologia da Comunicação Social pela UMESP,
Doutorado em Psicologia Social e do Trabalho pelo Instituto de Psicologia
da Universidade de São Paulo, Pós-doutorado em Economia da Educação pela
Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Professor
Associado do Curso de Psicologia e do Mestrado em Psicologia da UFPR.
Membro da equipe Técnico-Pedagógica do Instituto Paulo Freire.
Referencias Teóricos e Metodológicos Principais: Psicanálise e Pedagogia
Libertária.
Referenciais Teóricos e Metodológicos Complementares: Psicossociologia e
Teoria Critica e Materialismo Dialético.
Áreas de Interesse: Psicanálise e Educação, Psicanálise, Arte e Cultura,
Psicanálise e Sociedade, Economia da Educação, Direitos Humanos, Folclore
e Religiosidade.