Coordenador, Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira
Tel.: 55 41 3360-5320
E-mail: paulocosta@ufpr.br
cv Lattes

Áreas de Pesquisa

Política brasileira contemporânea, com ênfase no estudo da ação política do empresariado no contexto democrático.

Atuação Profissional

Professor de Ciência Política na Universidade Federal do Paraná, Professor do Curso de Especialização em Sociologia Política da UFPR, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPR, diretor do Grupo de Estudos Empresariado e Ação Política e editor-chefe da Revista de Sociologia e Política.

Principais publicações

COSTA, Paulo Roberto Neves.  A elite empresarial e as instituições democráticas: cultura política, confiança e padrões de ação política. Opinião Pública (UNICAMP. Impresso), v. 18, p. 452/9-469, 2012.

COSTA, Paulo Roberto Neves; Roks, T. J. ; SANTOS FILHO, G. O. . Recrutamento, valores e padrões de ação política da elite empresarial. Revista de Sociologia e Política (Online), v. 20, p. 111-136, 2012.

COSTA, Paulo Roberto Neves; ENGLER, I. . Elite empresarial e valores políticos (Paraná, 1995-2005). Opinião Pública (UNICAMP), v. 14, p. 38/3-55, 2008.

COSTA, Paulo Roberto Neves.  Empresariado, instituições democráticas e reforma política. Revista de Sociologia e Política, v. 28, p. 99/6-116, 2007.

COSTA, Paulo Roberto Neves.  EMPRESARIADO, REGIME POLÍTICO E DEMOCRACIA: Brasil, anos de 1990. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 20, n.57, p. 109-207, 2005.

COSTA, Paulo Roberto Neves.  Como os empresários pensam a política e a democracia: Brasil anos 1990. Opinião Pública (UNICAMP), Campinas, v. 11, n.2, 2005.

COSTA, Paulo Roberto Neves.  Burguesia comercial e Parlamento no Brasil dos anos 50. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 4/5, p. 23-54, 1995.

COSTA, Paulo Roberto Neves.  Burguesia, corporativismo e democracia. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v. 3, p. 49-64, 1994.

Biografia

Paulo Roberto Neves Costa concluiu o mestrado em 1995 pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade EstAdual de Campinas (UNICAMP), do qual resultou a publicação em 1998 do livro Democracia nos anos 50 pela Editora Hucitec, São Paulo, no qual foi estudada a relação entre a Federação do Comércio do Estado de São Paulo e o Congresso Nacional durante a década de 1950. Em 2003, conclui o doutorado em Ciências Sociais pela UNICAMP com a tese Empresariado e democracia no Brasil (1984-1994), na qual foram analisados os padrões de ação política das Federação do Comércio do Estado de São Paulo e Associação Comercial de São Paulo, da qual resultou a publicação de um capítulo de livro e dois artigos em periódicos nacionais de alto padrão. Atualmente realiza pesquisa sobre as os valores e percepções do empresariado de todo país frente às instituições democráticas vigentes e a questão da reforma política. Tal pesquisa está dando início à sua segunda fase e desde sempre contou com o apoio do CNPq. Atua como professor efetivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 1994, é editor-chefe da Revista de Sociologia e Política (http://www.scielo.br/rsocp), coordenador do Grupo de Pesquisa Empresariado e Ação Política e do Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira da UFPR, ambos registrados no CNPq.

Formação

Doutorado em Ciências Sociais (área de especialização: Estado, políticas públicas e processos políticos contemporâneos) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, Brasil); Mestrado em Ciência Política e graduação em Ciências Sociais (área de concentração: Ciência Política) ambas pela UNICAMP. Foi bolsista da FAPESP, do CNPq e da CAPES.

Bolsas e prêmios

Atualmente é Pesquisador do CNPq.

.