A Revista de Sociologia e Política é uma publicação trimestral da área de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná.

Foi criada em fins de 1993 e aparece nos meses de março,  junho, setembro e dezembro de cada ano.

Com duas edições anuais, do número 1 (novembro de 1993) ao número 29 (novembro de 2007) as referências bibliográficas da Revista de Sociologia e Políticaincluíam apenas os números. A partir da edição de junho de 2009, a Revista passou a ser indicada com volume e número: v. 16, n. 30. Essa alteração deveu-se a uma inovação editorial: em virtude da quantidade de artigos propostos para avaliação e publicação, quando houver necessidade e possibilidade a Revista publicará um número suplementar exclusivamente eletrônico – cuja referência exige a indicação de volume.

Aberta ao debate científico, a Revista de Sociologia e Política é um veículo pluralista de divulgação dos resultados de pesquisa substantiva de sociólogos e de cientistas políticos. Publica, preferencialmente em português, artigos originais e resenhas críticas de obras recém-editadas.

Revista prioriza manuscritos que tenham como tema principal a Política. As contribuições das diversas disciplinas das Ciências Humanas são bem-vindas. Elas podem tomar a forma de ensaios teóricos, investigações históricas, reflexões filosóficas e pesquisas empíricas.

Possui três seções fixas distintas: um dossiê a respeito de um tema relevante das Ciências Sociais; uma seção de artigos e ensaios diversos; e uma seção de ensaios bibliográficos.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

A abreviatura de seu título é Rev. Sociol. Polit., que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

Revista de Sociologia e Política
Rua General Carneiro, 460 – sala 904