Bem-vinda/o ao site do Grupo de Pesquisa Pensamento Social – UFPR. Aqui vc encontrará informações sobre nossa composição, atividades e produção, além de nossos contatos.

Criado em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR, o grupo reúne professoras/es e pesquisadoras/es da área de Pensamento Social – graduandas/os, mestrandas/os, doutorandas/os e doutoras/es, atuantes em diferentes instituições (UFPR, UEM, UEPG, UTP) e que transitam em áreas como a Sociologia, Direito, Literatura, História, Filosofia e Educação. Suas pesquisas dedicam-se à análise das condições de produção e difusão das ideias na sociedade, compreendendo desde trajetórias dos agentes e das instituições produtoras, até o exame dos conteúdos produzidos, sempre indagando acerca das origens e dos efeitos sócio-históricos das interpretações de mundo. As análises estudam relações entre cultura, Estado e sociedade e refletem sobre alcances e bloqueios para produção e repercussão de certos estilos de pensamento em determinadas épocas.

Atualmente, os temas das/os pesquisadoras/es têm sido os seguintes: confrontos atuantes nos debates acerca da definição da ossatura legal do Estado brasileiro desde o século XIX; a institucionalização das ciências sociais no Brasil nos anos de 1930; a produção literária, cinematográfica e documental dos anos de 1950; estudos comparados entre sistemas de produção cultural nos regimes autoritários do Brasil e Portugal; o ensino da sociologia no Brasil contemporâneo; a produção de material didático na área de sociologia; as formas de consciência de agentes sociais acerca dos conflitos políticos mais recentes no Brasil. Há também grande interesse no estudo dos clássicos do pensamento social brasileiro em três diferentes registros: 1) questão racial, 2)  modernização no Brasil, 3) nexos entre educação e desigualdade social.

O grupo tem se dedicado a produção de livros, capítulos e artigos em revistas qualificadas, além da organização de eventos e cursos na UFPR, a exemplo do Seminário Nacional Sociologia & Política e, no âmbito de associações científicas nacionais, na Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e na Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS). Com um grupo de pesquisadores da Fiocruz e UFRJ, tem participado também no desenvolvimento da Biblioteca Virtual de Pensamento Social – um ambiente virtual dedicado a mapear, organizar e disponibilizar as pesquisas da área. Não se pode também esquecer que muitos membros do grupo têm efetiva participação nas atividades da Licenciatura no curso de Ciências Sociais e em programas institucionais da CAPES, como PIBID, PARFOR e Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia, desenvolvendo discussões acerca da rotinização do conhecimento sociológico no ambiente escolar. Nesse sentido, o grupo representa o surgimento de um centro de produção na área de pensamento social que tem olhar simultâneo para condições de produção regional e nacional e, ao mesmo tempo, acadêmico e escolar.

 

* Foto da capa: “Prédio Pedro I- Campus Reitoria UFPR” por Ramiro Gabriel Garcia