O Programa de Pós-graduação em Sociologia teve início em 1995 como “Curso de Mestrado em Sociologia” e foi reconhecido, com parecer favorável da CAPES, em 1997. Antes disso os professores do Departamento de Ciências Sociais davam aulas em cursos de especialização, vinculados ao departamento. Por dois anos o curso de Mestrado em Sociologia teve como área de concentração “Sociologia das Organizações”. A criação do Mestrado em Sociologia ocorreu na época para preencher uma lacuna no Estado do Paraná, uma vez que não existia mestrado em sociologia no Estado. Também o curso de Doutorado foi criado e reconhecido, em 2004, para atender a uma demanda do estado. É o único e o primeiro Programa de Pós-Graduação em Sociologia, com nível de mestrado e doutorado, no Paraná. Em 2015, comemorou seus 20 anos de funcionamento e destaca-se no cenário regional e nacional como um programa já solidamente estabelecido. Ao longo desses anos teve defendidas 283 dissertações de Mestrado e 90 teses de Doutorado. Ele permite aos estudantes de pós-graduação o aprofundamento teórico e metodológico, mediante um amplo leque temático, que compreende as áreas tradicionais de estudo das Ciências Sociais e os temas emergentes. Acolhe estudantes oriundos de diversas áreas de formação relacionados com ciências sociais e com as linhas de pesquisa em vigência.