Núcleos e Grupos de Pesquisa

Os docentes e discentes participam dos núcleos e grupos de pesquisa, que constituem verdadeiros laboratórios onde se realizam debates, “workshops”, seminários, programas de eventos etc. Estes grupos contam com a participação de docentes e alunos da graduação de ciências sociais bem como de outros cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Paraná. Os grupos também estão abertos à participação de representantes de outras instituições e da sociedade de modo geral, interessados nas diversas temáticas dos grupos de estudos. Dessa forma, os grupos assumem um caráter interdisciplinar que abrange as áreas ciências sociais e as áreas de interface das ciências naturais. São os seguintes os grupos e núcleos de estudos organizados (Para mais informações basta clicar no nome do núcleo ou grupo de estudos/pesquisa ou entrar em contato com o responsável pelo grupo):

(acesse aqui a imagem do organograma completo)

1. Núcleo de Estudos Paranaenses

2. Grupo de Estudos Imagem e Conhecimento

3. Núcleo de Estudos de Gênero

4. Grupo de Estudos em Sociologia da Saúde

5. Grupo de Estudos Trabalho e Sociedade

6. Centro de Estudos Rurais do Paraná

7. Núcleo de Pesquisa em Sociologia Política Brasileira

8. Pensamento social, intelectuais e circulação de idéias

9. Epistemologia e Sociologia Ambiental

10. Mulheres e Produção Cultural

11. Núcleo de Estudos sobre Sociologia, multiculturalismo e migrações internacionais

12. Centro de Pesquisa em Comportamento Político, Opinião Pública e Eleições na América Latina

13. Sociologia e Políticas Sociais

14. Grupo de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos