O Programa de Pós-graduação em Sociologia tem como missão formar docentes e pesquisadores de alto nível, oferecendo o grau de Mestre em Sociologia e o grau de Doutor em Sociologia, ambos com concentração em Sociologia.

1. Objetivo Geral: Produzir conhecimentos de ponta na área de concentração – Sociologia – com vistas a fazer avançar o debate e as reflexões sobre as teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, bem como, construir conhecimentos a partir das múltiplas e variadas pesquisas desenvolvidas no âmbito das três linhas de pesquisas, desdobradas em diversos eixos temáticos. Os eixos construídos pelo Programa e seu corpo docente – que se constituem campos de pesquisa reconhecidos nacional e internacionalmente – , visam desenvolver estudos de interesse social, político, econômico e cultural, formando também recursos humanos altamente qualificados para atuar no ensino e pesquisa e também em outras áreas e instituições.

2. Objetivos específicos
a) Produzir o conhecimento de ponta, formando mestres e doutores em Sociologia com a competência necessária para que possam contribuir para o desenvolvimento das Ciências Sociais, especialmente da Teoria e da análise Sociológica;
b) Formar mestres e doutores com excelência acadêmica, qualificados para atuarem na pesquisa e no ensino superior;
c) Formar recursos humanos para atuarem na formulação, na direção e no desenvolvimento de políticas científicas no campo da sociologia voltadas para as necessidades de interpretação crítica da realidade social e cultural do País.
d) Formar mestres e doutores que possam atuar com competência nos diversos campos de trabalho que envolva a Sociologia.
e) Promover pesquisas que abranjam perspectivas teóricas clássicas e contemporâneas nos campos da sociologia da cultura, do conhecimento e do pensamento social brasileiro.
f) Desenvolver estudos de gênero, do esporte, da saúde, das imagens e dos imaginários, atentando para as estruturas e instituições, bem como, a dimensão da subjetividade.
g) Desenvolver estudos sobre a dimensão do Estado, da cidadania, das políticas públicas (educação, formação profissional, segurança, proteção social, seguridade social), bem como temas relacionadas à violência, migrações nacionais e internacionais, dentre outros.
h) Realizar pesquisas relacionadas à área do trabalho no mundo rural e urbano, sobre as transformações em curso que impactam o trabalho e os trabalhadores do campo e da cidade. Dentre outros temas referentes ao mundo do trabalho, destacamos as pesquisas sobre o mercado de trabalho, relações de trabalho, regulação do trabalho, sentido do trabalho, configurações e condições de trabalho, trabalho e desenvolvimento, trabalho e desigualdade, qualificação e trabalho, trabalho e cuidado, políticas de trabalho e renda, ação coletiva e sindicalismo.
i) Promover estudos sobre os atores e novos atores emergentes e questões socioambientais, dentre os quais, camponeses, agricultura familiar, jovens rurais, mulheres, consumidores de alimentos, assentados, organizações sociais), movimentos sociais, bem como temas como globalização, conflitos e processos de territorialidade dos povos e comunidades tradicionais, governabilidade e regimes ambientais de sustentabilidade, dentre outros.

3. Público Alvo do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Sociologia atende à demanda de profissionais em Ciências Sociais (Antropólogos, Cientistas Políticos, Sociólogos) e áreas afins (Artes, Direito, Economia, Administração, Geografia, História, Filosofia, Serviço Social, Pedagogia, Psicologia, etc.), atuantes em instituições de ensino e pesquisa, assessorias políticas, entidades governamentais, ONGs e empresas privadas.