PROCESSO SELETIVO

 

Ao ingresso:

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia oferece os Cursos de Mestrado e de Doutorado em Sociologia. O ingresso é anual, feito através de seleção regulamentada por Edital específico.

Para o Ingresso no Curso de Mestrado, além dos documentos pessoais, o candidato deve apresentar no ato da inscrição projeto de dissertação dentro de uma das Linhas de Pesquisa do Programa e da Temática de Pesquisa de um dos Docentes, que esteja oferecendo vaga no respectivo Edital. Para o Curso de Doutorado, além dos documentos pessoais, o candidato deve apresentar um projeto de Tese, dentro de uma das Linhas de Pesquisa do Programa e da Temática de Pesquisa de um dos docentes, que esteja oferecendo vaga no respectivo Edital.

As Provas de Ingresso tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado são as seguintes: Análise do Projeto de Dissertação (Mestrado) e Análise do Projeto de Tese (Doutorado), Prova Escrita, Currículum Vitae (na forma da Plataforma Lattes) e Entrevista. Todas as Provas são eliminatórias. A realização das Provas é de responsabilidade das Bancas de Seleção designadas pelo Colegiado do Programa e constituídas por Docentes do Programa. Além dessas provas o candidato, em data posterior à seleção, deverá prestar exame de Proficiência em Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Francês). Para o mestrado é exigido conhecimento de uma Língua e para o Doutorado duas.

O programa possui uma Comissão de Bolsas, responsável pela distribuição das bolsas disponíveis a cada ano. O Tempo máximo de duração da bolsa para o Mestrado é 24 meses e para o Doutorado 48 meses. O Ingresso no Programa não garante a concessão de bolsa, pois esta depende de existirem quotas disponíveis.

 

Arquivo:

Processo Seletivo 2016

Processo Seletivo 2015

Processo Seletivo 2014

Processo Seletivo 2013