O Colegiado designa anualmente uma Comissão de Bolsas e Auxílio à Pesquisa, composta pelo Coordenador, 2 (dois) professores permanentes e (1) um representante discente. Compete à Comissão de Bolsas e Auxílio à Pesquisa:
I – Definir a distribuição de bolsas de estudos e acompanhar o cumprimento, pelos alunos bolsistas, dos critérios estabelecidos pelas agências financiadoras e pelo Colegiado;
II – Analisar as solicitações dos alunos de apoio à pesquisa e à participação em eventos acadêmicos, observados os critérios estabelecidos pelo Colegiado para sua apresentação e apreciação;
III – Registrar em ata suas deliberações, dando ciência regularmente ao Colegiado;
IV – Propor ao Colegiado o cancelamento de bolsas.

 

Programa de Demanda Social (CAPES)

O Programa de Demanda Social – DS – tem por objetivo a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País, proporcionando aos programas de pós-graduação stricto sensu condições adequadas ao desenvolvimento de suas atividades. O instrumento básico do DS é a concessão de bolsas aos programas de pós-graduação stricto sensu, definida com base nos resultados do sistema de acompanhamento e avaliação coordenado pela CAPES, para que mantenham, em tempo integral, alunos de excelente desempenho acadêmico.

Portaria 076/2010 – CAPES – Regulamento do Programa de Demanda Social

 

PEC-PG – Doutorado Pleno no Brasil

Este programa é fruto de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Ministério das Relações Exteriores (MRE) por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As inscrições são gratuitas e feitas diretamente na página do programa por meio do preenchimento de questionário de inscrição e envio de documentos, conforme descrito em edital. Mais informações sobre esta modalidade de bolsa podem ser obtidas aqui.

 

Doutorado Sanduíche

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior é um programa institucional da CAPES com o objetivo de qualificar recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) que possuam curso de doutorado recomendado e reconhecido com nota igual ou superior a 3.

As instruções detalhadas constam no Regulamento do Programa. Mais informações clique aqui

 

 

UFPR ABA CNPQ CAPES