Sociabilidade, Política e Estado

Estudos que tratam da ‘política’ e da ‘economia’ de modo etnográfico. Análise de categorias, eventos, rituais e processos socialmente definidos como ‘política’ e ‘economia’. Estudo etnográfico e teórico de instituições e processos relativos ao Estado. Direito, legislação e processos judiciais.

Crenças, Rituais e Simbolismo

Sistemas simbólicos e práticas rituais de diferentes grupos sociais. Sistemas de classificação, cosmologia e modelos cognitivos em estudos monográficos ou comparativos.

Saberes, Memórias e Territorialidades

Conceituações e classificações da natureza. Produção, transmissão e processos de negociações de saberes coletivos e individuais. Direitos intelectuais sobre conhecimentos tradicionais. História, memória e territorialidade.

Fronteiras e Relações Interculturais

Imaginações nacionais, narrativas de alteridade e fronteiras. Processos migratórios e relações interétnicas. Discursos coloniais e pós-coloniais em perspectiva comparada. Debates acerca das noções de interculturalidade e multiculturalidade. Conflitos etno-políticos, genocídios e violências estatais. Dinâmicas sócio-religiosas, diásporas e identidades transnacionais.

Cultura Material, Dinâmica Cultural e Paisagem

Arqueologia e estudos de cultura material, em uma perspectiva interdisciplinar, considerando as relações entre tempo, espaço e materialidade. Dinâmicas de interação cultural e ambiental, paisagens, processos de formação de territórios e territorialidades. Tecnologias, práticas e representações.

UFPR ABA CNPQ CAPES